Apple amplia criptografia do iCloud e anuncia autenticação com chave física

Criptografia ponta a ponta do iCloud ganha suporte a mais categorias de dados, como fotos e backups

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 3 meses
iCloud (imagem: divulgação/Apple)
iCloud (imagem: divulgação/Apple)

Se você usa o iCloud, poderá começar 2023 reforçando a segurança da sua conta. A Apple revelou o recurso Proteção Avançada de Dados, que amplia a criptografia ponta a ponta do serviço para várias categorias de dados, como fotos e backups. Para completar, a companhia também anunciou o suporte a chaves físicas na autenticação em dois fatores (2FA).

A criptografia ponta a ponta não é novidade no iCloud. O que a tal Proteção Avançada de Dados faz é ampliar o recurso das atuais 14 para 23 categorias de dados.

Com isso, quase tudo no serviço poderá ser protegido. Além de fotos e backups, a novidade vale para lembretes, notas, atalhos da Siri, favoritos no Safari, entre outros. Apenas emails, contatos e agenda ficam de fora por precisarem se comunicar com sistemas externos.

De acordo com a Apple, a Proteção Avançada de Dados garante que os dados protegidos sejam descriptografados somente nos dispositivos do usuário. Assim, os dados no iCloud ficam protegidos mesmo se a conta for invadida. Nem a própria companhia conseguirá decifrá-los, afinal, a Apple não terá acesso às chaves de criptografia.

Quando a Proteção Avançada de Dados chega?

Nos Estados Unidos, a Proteção Avançada de Dados já está disponível para participantes do Apple Beta Software Program. Por lá, o público em geral terá acesso ao recurso até o fim do ano. No resto do mundo, a novidade vai ser liberada no começo de 2023.

A expansão da criptografia ponta a ponta funciona em iPhones, iPads e Macs, começando com os seguintes sistemas: iOS 16.2, iPadOS 16.2 e macOS 13.1.

Pelo menos na fase inicial, o recurso será opcional e virá desativado por padrão. Caberá ao usuário ativá-lo. Quando isso for feito, o acesso ao icloud.com será desativado. Esse acesso poderá ser habilitado, porém. Para tanto, o navegador e a Apple poderão acessar temporariamente as chaves criptográficas.

Suporte a chaves físicas de segurança

Além de expandir a criptografia ponta a ponta, a Apple anunciou o suporte a chaves físicas como opção de autenticação em dois fatores no iCloud e outros serviços baseados no Apple ID.

Proteção Avançada de Dados e suporte a chave física (imagens: divulgação/Apple)
Proteção Avançada de Dados e suporte a chave física (imagens: divulgação/Apple)

Isso significa que esses serviços funcionarão com dispositivos compatíveis com padrões como FIDO/U2F. As chaves da Yubico são um bom exemplo.

Outra anúncio de segurança é a verificação de chave de contato no iMessage. Esse é um mecanismo que o usuário poderá usar para checar se, de fato, está se comunicando com determinada pessoa (e não com alguém se passando por ela).

Ambos os recursos também estarão disponíveis a partir de 2023.

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados