Instagram agora revela se conta não é recomendada para outras pessoas

Nova atualização da plataforma permite que contas profissionais verifiquem como está a distribuição do seu conteúdo e resolvam questões problemáticas

Paula Alves
Por
Instagram começa a dizer porque seu post não foi recomendado para outras pessoas / Instagram / Divulgação
Atualização do "status da conta" para contas comerciais (Imagem: Divulgação / Instagram)

Nesta quarta-feira (8), o chefe do Instagram, Adam Mosseri, divulgou que a ferramenta “Status da conta” ganhou uma atualização para contas profissionais. Por meio dela, agora será possível verificar se seu conteúdo está qualificado para ser recomendado para não seguidores. E, em caso negativo, entender quais diretrizes você violou, tomando providências para corrigir o problema.

De acordo com Mosseri, o Instagram entende o quanto o alcance de um criador ou de uma marca pode ser inconstante, estando ora mais alto e ora mais baixo na rede social.

Segundo ele, um dos motivos para isso é exatamente o fato da conta em questão talvez não estar elegível para ser recomendado para outros usuários – o que a impede de divulgar seu conteúdo e conquistar novos seguidores.

Para que contas profissionais tenham mais controle sobre esse mecanismo, o Instagram expandiu as funções do “Status da conta”, permitindo que ele avise se suas fotos ou vídeos podem ou não ser indicadas em locais como o Explorar, Reels e Recomendações de feed.

Caso não estejam qualificadas para aparecer nestas seções, o usuário poderá ver então uma amostra do conteúdo ou dos componentes do seu perfil que estão violando as Diretrizes de Recomendação. E, sabendo o que está afetando o seu alcance, tomar as providências necessárias para resolver a questão.

Para isso, ele pode editar ou mesmo excluir a postagem que está ferindo as regras da plataforma. Mas, se não concordar com a avaliação, pode também solicitar que a equipe do Instagram revise o conteúdo.

“Status da conta” foi lançado no final de 2021

Anunciado em outubro do ano passado pelo Instagram, o “Status da conta” é uma ferramenta da plataforma disponível para todos os usuários da rede.

Localizada em Perfil > Configurações > Conta> Status da conta, ele possibilita checar como está a sua situação junto à plataforma, permitindo que o indivíduo descubra se já publicou algo que descumpriu as Diretrizes da Comunidade.

Caso isso tenha acontecido, ele pode evitar reincidências que possam levá-lo a perder sua conta. Ou, até mesmo, contestar a decisão, caso acredite que o Instagram cometeu um erro.

Lançada para trazer mais transparência ao aplicativo, desde a época de seu lançamento o Instagram já havia prometido que ela ganharia novas funções ao longo do tempo, dando às pessoas uma melhor noção de como o seu conteúdo está sendo distribuído e recomendado.

Com informações: Instagram e TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados