Atualize o computador: Microsoft Edge vai abandonar suporte ao Windows 7 e 8

Windows 7, 8 e 8.1 vão deixar de receber atualizações; Microsoft Edge e Google Chrome se tornarão incompatíveis com os sistemas operacionais antigos

Bruno Gall De Blasi
Por
Microsoft Edge
Microsoft Edge vai perder o suporte ao Windows 7, 8 e 8.1 (Imagem: Microsoft)

Computadores com Windows 7, 8 e 8.1 terão menos um navegador disponível. Nesta sexta-feira (9), a Microsoft informou que vai finalizar o suporte do Microsoft Edge às gerações antigas do sistema operacional. A decisão entrará em vigor junto ao encerramento do Google Chrome às versões anteriores do software. 

O anúncio dá sequência ao fim do ciclo de vida dos sistemas operacionais. Segundo a Microsoft, o Windows 7 e 8 vão ficar sem atualizações de segurança a partir de 10 de janeiro de 2023. Dessa forma, os sistemas deixarão de ser recomendados para evitar ambientes inseguros.

Diante deste cenário, desenvolvedores estão dando baixa em seus programas e focando seus esforços nas versões mais recentes do Windows.

É o caso da Microsoft, que vai encerrar a compatibilidade do seu browser. Em seu blog, a empresa disse que a versão 109 será a última a suportar as gerações do Windows. 

A medida afetará tanto o Microsoft Edge quanto o Webview2 Runtime.

“Além disso, as versões 1.0.1519.0 e superiores do WebView2 SDK não oferecerão mais suporte para Windows 7 e Windows 8/8.1”, informaram.

Uma imagem do Windows 7 semelhante a esta foi usada na ação (imagem: reprodução/Microsoft)
Uma imagem do Windows 7 semelhante a esta foi usada na ação (imagem: reprodução/Microsoft)

Microsoft Edge 109 chegará em janeiro de 2023

A edição 109 está programada para ser liberada aos usuários em 12 de janeiro de 2023. Como já foi dito, esta será a última versão compatível com as edições antigas do sistema.

Mesmo assim, a Microsoft orienta o uso das versões mais recentes do sistema operacional desde já. Não à toa, a companhia está orientando os desenvolvedores para encerrar o suporte dos seus aplicativos ao Windows 7 e 8.

“Reconhecemos que isso pode não ser fácil para alguns desenvolvedores, no entanto, encerrar o suporte para esses sistemas operacionais ajudará a manter os usuários finais protegidos contra possíveis ameaças e riscos à segurança, pois ambos os sistemas operacionais ficarão sem suporte em 10 de janeiro de 2023”, afirmaram.

Saiba como atualizar o seu computador para o Windows 11 e confira os requisitos de sistema.

Windows Server 2008 e 2012 também serão impactados

A Microsoft também vai encerrar o suporte a outros sistemas operacionais. Neste caso, o Microsoft Edge 109 será a última versão a oferecer compatibilidade para as seguintes edições do Windows:

  • Windows Server 2008 R2;
  • Windows Server 2012;
  • Windows Server 2012 R2.

“O Internet Explorer 11 permanecerá compatível com esses sistemas operacionais enquanto houver suporte”, complementaram.

Google Chrome (Imagem: Tati Tata/Flickr)
Google Chrome (Imagem: Tati Tata/Flickr)

Google Chrome vai dar adeus ao Windows 7 e 8

A decisão da Microsoft acompanha o Google. Em outubro, a gigante das buscas informou que o Google Chrome 109 seria a última versão compatível com o Windows 7, 8 e 8.1

Segundo o Google, versões mais antigas do Chrome continuarão funcionando. Por outro lado, não haverá mais atualizações lançadas para usuários desses sistemas operacionais.

“Se você estiver usando o Windows 7 e o Windows 8/8.1, recomendamos que mude para uma versão compatível do Windows para garantir que continue recebendo as atualizações de segurança e os recursos do Chrome mais recentes”, disse o Google.

O Chrome 110, que não terá suporte às versões antigas do Windows, deve chegar em 7 de fevereiro de 2023.

Com informações: Google e Microsoft

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados