Benchmark do Apple M2 Max mostra ganhos pequenos em relação ao M1 Max

Novo teste com Apple M2 Max mostra evolução em desempenho e cria expectativas sobre novos Macs

Felipe Freitas
Por
Apple Silicon (ARM). Imagem: Divulgação/Apple
Apple Silicon é a linha de processadores da Apple (Imagem: Divulgação/Apple)

Um novo possível benchmark do chip M2 Max, aguardado modelo da linha de processadores Apple Silicon, apareceu no Geekbench. O resultado mostra que a evolução entre o M2 Max e o M1 Max não é tão grande — mesmo que estes testes não sejam definitivos.

O Apple M2 Max marcou 1.853 pontos no teste em single-core e 13.855 em multi-core. Os números representam um ganho de 6% e 11%, respectivamente, quando comparados com o M1 Max. A página do dispositivo no Geekbench mostra que os benchmark foi rodado no macOS 13.2, versão ainda não lançada do sistema operacional para Macs.

Teste do M2 Max mostra dispositivo com 96 GB de RAM

É especulado que o próximo Apple Silicon equipe o MacBook Pro e o Mac Studio “de entrada” (ou “mais barato”). Levando o teste como verdadeiro, já é possível cravar que o M2 Max estará no Mac Studio. O motivo é que o benchmark usou um dispositivo com 96 GB de memória.

A configuração máxima de memória que a Apple oferece ao MacBook Pro é de 64 GB de RAM, tanto para o modelo de 16 polegadas como o de 14 polegadas. Já o Mac Studio com o M1 Ultra pode ser equipado com até 128 GB de memória. O nome do dispositivo usado no teste, “Mac14,6”, pode ser uma estratégia para confundir os leakers — um MacBook Pro com 96 GB de RAM seria um salto muito grande.

Especificações de Mac usado no teste (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Especificações de Mac usado no teste (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O Mac usado nos testes possui 12 núcleos de CPU e está rodando o macOS Ventura 13.2. Esta versão não está disponível nem mesmo para o testes com desenvolvedores terceiros. O M2 Max operou com a frequência base de 3,54 GHz. Lembrando: mesmo que de fato sejam testes reais, ainda não é a versão final do chip. O desempenho no lançamento pode variar — para mais ou para menos.

MacBooks com M2 Max eram esperados para outubro

As especulações indicavam que os novos MacBook Pro com o Apple Silicon M2 Max seriam lançados em outubro. Entretanto, a empresa de Cupertino anunciou, em 18 de outubro, a nova geração do iPad, iPad Pro e Apple TV 4K.

Agora, é aguardado que a Apple anuncie o MacBook Pro (14 polegadas e 16 polegadas) no início de 2023. Contudo, o Mac Studio não deve ser lançado no mesmo evento. Este modelo deve acompanhar o lançamento do Mac Studio com M2 Ultra.

Com informações: Ars Techinica, Geekbench, 9to5Mac e MacRumors

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados