Apagou mensagens do WhatsApp por engano? Agora você pode desfazer a exclusão

Em nova atualização, WhatsApp inclui botão para trazer mensagens apagadas de volta depois que o botão "Excluir para mim" é pressionado no celular e computador

Bruno Gall De Blasi
Por
Logotipo do WhatsApp
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Deletar mensagens do WhatsApp, seja por falta de espaço no celular ou por uma conversa sigilosa, é uma opção mais do que necessária. Mas e quando você apaga alguma coisa importante por acidente? Pois bem, a Meta encontrou uma solução: o mensageiro começou a receber um botão para desfazer a exclusão dos conteúdos.

A novidade foi anunciada pelo chefe do WhatsApp, Will Cathcart, nesta segunda-feira (19).

“Adicionamos a opção de desfazer ‘Excluir para mim’ para aqueles momentos em que você deseja excluir para todos, mas excluiu acidentalmente apenas para você”, disse.

A opção, como era esperado, surge ao excluir mensagens no WhatsApp. Ao tocar no botão para apagar o conteúdo, o aplicativo vai exibir a breve notificação “Mensagem excluída para mim” na porção inferior.

No aviso, também constará o botão “Desfazer”. Ao pressioná-lo, a mensagem vai aparecer novamente na conversa como se nada tivesse acontecido.

WhatsApp recebe botão para reverter a exclusão de mensagens (Imagem: Divulgação)
WhatsApp recebe botão para reverter a exclusão de mensagens (Imagem: Divulgação)

Botão do WhatsApp vai durar apenas 5 segundos

O botão pode salvar algumas vidas. Pego o meu caso como exemplo: volta e meia seleciono algumas mensagens para excluir, mas sem querer escolho uma que não deveria. Depois entro em desespero pois quero resgatar aquele conteúdo de qualquer jeito, e não posso.

Há outras justificativas para a existência do botão. O WhatsApp não é uma ferramenta para trabalho, no entanto, muitas equipes utilizam o aplicativo devido à facilidade. Se você apagou uma explicação do seu chefe por acidente, por exemplo, a atualização vai impedir a perda total daquela informação.

Mas é preciso ficar atento, pois o botão não é eterno: não dá para desfazer a exclusão depois que a notificação do aplicativo desaparece.

Em outras palavras: você só tem cinco segundos, o tempo de duração do aviso, para apertar o botão. Portanto, seja rápido!

Além disso, o executivo frisou que adicionou a opção para desfazer a ação “Excluir para mim”. Isto significa que apenas as mensagens guardadas no seu celular poderão ser restauradas.

A atualização já está sendo liberada gradualmente à versão estável do aplicativo para celulares Android, iPhone (iOS) e computadores (Web).

Com informações: Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados