Pane no sistema: Google Agenda cria eventos aleatórios com e-mails do Gmail

Bug vem sendo notado por usuários ao longo dos últimos dias e causando confusão em agendas pessoais e de trabalho

Paula Alves
Por
Logotipo do Google
Google (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Desde a última quinta-feira (22), usuários do Gmail vêm percebendo um bug no aplicativo móvel do Google Agenda. De acordo com relatos, o serviço está criando compromissos aleatórios no calendário, baseados em mensagens recebidas via e-mail. Conteúdos de newsletters, campanhas de marketing ou mesmo notificações de entrega têm sido adicionados ao sistema, como se fossem um novo compromisso.

O 9to5Google foi o primeiro a perceber e relatar o problema. Apesar de mensagens que mencionam datas parecerem ser um dos desencadeadores do problema, não foi encontrado um padrão nos e-mails que deram origem a compromissos no Google Agenda.

Ao ser criado no calendário, o compromisso aparece com um nome genérico e como um evento para o dia todo. Além disso, sob o mesmo título, ele ainda vem ativado com uma notificação de lembrete em celulares Android.

O bug, é claro, vem causando confusão entre os usuários do serviço. No Twitter, relatos mostram que em um mesmo dia, diversos afazeres foram criados na agenda de algumas pessoas, formando uma lista bastante incomum de “compromissos” para aquela data.

Além disso, perfis chegaram a relatar que até mesmo e-mails que eles nem chegaram a abrir foram capazes de criar eventos na agenda.

Como contornar o bug momentaneamente

Procurado pelo The Verge, o Google não se pronunciou sobre o assunto. No entanto, relatos mostram que o bug continua a atrapalhar a agenda de muitos usuários.

Se você é uma das pessoas que está enfrentando o problema, uma solução encontrada é a de desativar a ferramenta que permite que o Gmail crie esses eventos automaticamente em seu calendário.

No geral, o recurso costuma ser útil para identificar verdadeiros compromissos e reservas feitos por e-mail e registrá-los automaticamente na agenda. Diante do bug da sistema, no entanto, ao menos temporariamente, desativá-lo pode significar menos dores de cabeça no seu dia.

Para isso, abra o Google Agenda e clique na engrenagem localizada no topo direito da tela. Acesse “Configurações” e encontre a seção “Evento do Gmail”. Nela, desative a opção “Mostrar eventos criados automaticamente pelo Gmail em minha agenda”.

Pronto, ao menos por enquanto, sua agenda está livre de virar um verdadeiro terror de compromissos e notificações.

Com informações: Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados