49 episódios, 2.211 fanáticos, 283 dias no topo: os números do Tecnocast em 2022

Em 2022, o Tecnocast foi top 1% global dos mais compartilhados no Spotify, esteve no topo da categoria Tecnologia no Apple Podcasts e ganhou um prêmio. Ano que vem tem mais!

Josué de Oliveira Paulo Higa
Por e
• Atualizado há 10 meses
Tecnocast em 2022: sucesso! o/ (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Em 2022, o Tecnocast completou oito anos. Tecnicamente é mais do que isso, mas foi em 2014 que o podcast de tecnologia, inovação e negócios do Tecnoblog ganhou o seu formato corrente. Mais precisamente no dia 6 de junho daquele ano, num episódio sobre trabalho remoto. De lá para cá, já entregamos um total de 273 episódios – 49 só esse ano.

O objetivo do Tecnocast, toda quarta-feira, é levantar boas discussões, apontando para temas importantes. Ao mesmo tempo, também desejamos que o programa seja ouvido como uma boa conversa: pessoas colocando suas opiniões na mesa e trocando ideias. Seja falando sobre tópicos sérios, como projetos de lei, ou deixando a nostalgia correr solta em episódios mais descontraídos.

E é com muita satisfação que vemos esse programa, misto de informação e bate-papo, rendendo frutos por aí.

Por exemplo: em 2022, o Tecnocast foi finalista do prêmio +Admirados da Imprensa da Tecnologia na categoria podcast, tudo graças à votação popular. Com a explosão de podcasts nos últimos anos, e tantos bons programas sobre tecnologia lançados, é gratificante perceber que nossa audiência enxerga valor em nos acompanhar semana após semana. Cada um dos 2.264 minutos de conteúdo produzidos esse ano foi com esse objetivo.

1 milhão de reproduções em 2022

Retrospectiva do Tecnocast no Spotify Unwrapped (Imagem: Reprodução/Spotify)
Retrospectiva do Tecnocast no Spotify Unwrapped (Imagem: Reprodução/Spotify)
  • O Tecnocast esteve no ranking de mais ouvidos na categoria Tecnologia do Spotify durante 283 dias em 2022. O programa já passou das 500 avaliações no aplicativo, alcançando a média de 4,9 estrelas.
  • Ainda no Spotify, uma marca ainda mais significativa: o Tecnocast foi um dos programas mais compartilhados do mundo. Em 2022, estivemos no top 1% global de podcasts mais divulgados em plataformas como Twitter, Instagram e WhatsApp.
  • Também, pudera: nosso programa ficou nos top 10 mais ouvidos de mais de 12 mil pessoas, no top de 5 de mais de 8 mil, e, para um fanático grupo de 2.211 pessoas, fomos o podcast mais ouvido!
  • Na série “Programas que amamos em 2022”, do Apple Podcasts, o Tecnocast marcou presença em duas categorias: “Programas com mais seguidores em 2022” e “Top programas de 2022”.
  • Nossos ouvintes da maçã, aliás, nunca decepcionam: o Tecnocast é figurinha carimbada no primeiro lugar da categoria Tecnologia. Os três programas de 2022 que mais renderam audiência e ficaram no “Top Episódios” da Apple foram: 259 – A Apple transformou um defeito numa feature, 230 – Use o cartão de crédito a seu favor e 245 – No dia do Apple M2, a estrela foi o software.
  • Tivemos 1.048.573 reproduções em 2022, mais de 20 mil por semana. Mas esse número ainda vai aumentar até 31 de dezembro, porque você vai ouvir nossa retrospectiva, né?
Tecnocast no top 1 do Apple Podcasts na categoria Tecnologia (Imagem: Reprodução/Apple)
Tecnocast no top 1 do Apple Podcasts na categoria Tecnologia (Imagem: Reprodução/Apple)

Seja discutindo pautas sérias ou engraçadas, com nossa equipe interna ou entrevistando especialistas do mercado, o Tecnocast busca sempre a mesma coisa: oferecer análises embasadas e gostosas de ouvir. Obrigado por acompanhar cada minuto!

Receba mais sobre Tecnocast na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Josué de Oliveira

Josué de Oliveira

Produtor audiovisual

Josué de Oliveira é formado em Estudos de Mídia pela UFF. Seu interesse por podcasts vem desde a adolescência. Antes de se tornar produtor do Tecnocast, trabalhou no mercado editorial desenvolvendo livros digitais e criou o podcast Randômico, abordando temas tão variados quanto redes neurais, cartografia e plantio de batatas. Está sempre em busca de pautas que gerem conversas relevantes e divertidas.

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados