Falha no iOS 16 permite personalizar a fonte nos iPhones

Desenvolvedor do GitHub criou ferramenta que personaliza a fonte do aparelho, caso ele ainda não esteja atualizado para o iOS 16.2

Paula Alves
Por
Ícone do iOS
iOS (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Diferente do Android, que permite que o usuário estilize a letra padrão do aparelho, a Apple nunca concedeu esse nível de personalização ao seus celulares. Agora, no entanto, isso talvez seja possível, ao menos se o seu smartphone ainda não foi atualizado para o iOS 16.2.

A novidade, existente apenas devido a uma falha de segurança nas versões antigas do sistema, foi criada por um desenvolvedor do GitHub e substitui a fonte oficial do celular em toda a sua interface.

De acordo com Zhuowei Zhang, o profissional responsável pela ferramenta, as fontes funcionam apenas no iOS 16.1.2 ou anterior, já que a brecha encontrada por ele foi corrigida na versão atual do sistema.

Em um primeiro momento, quatro fontes foram adotadas para o projeto (DejaVu Sans Condensed, DejaVu Serif, DejaVu Sans Mono e Choco Cooky), mas, posteriormente, outras cinco opções também foram adicionadas (Go Regular, Go Mono, Fira Sans, Segoe UI e Comic Sans MS).

Falha no iOS 16 permite escolher a fonte das interfaces no seu iPhone / zhuowei / GitHub
Fontes DejaVu Sans Condensed, DejaVu Serif, DejaVu Sans Mono e Choco Cooky no iPhone (Imagem: GitHub / zhuowei)
Falha no iOS 16 permite escolher a fonte das interfaces no seu iPhone / zhuowei / GitHub
Fontes Go Regular, Go Mono, Segoe UI e Comic Sans MS no iPhone (Imagem: GitHub / zhuowei)

Caso o usuário deseje, a ferramenta também permite que ele importe fontes personalizadas convertidas para o formato aceito pelo iOS e há alguns links na página com sugestões de onde encontrar essas fontes portadas.

Em formato IPA, o arquivo pode ser instalado por qualquer usuário que não esteja no iOS 16.2. Mas, se você está na dúvida da versão do seu aparelho, vale checá-la em Ajustes > Geral > Sobre. Caso já esteja com o iOS 16.2 instalado, infelizmente não será possível voltar para a versão antiga da atualização.

iOS 16.2 corrigiu vulnerabilidades do iPhone

Apesar de não apresentar grandes mudanças em relação ao seu antecessor, o iOS 16.2 chegou com algumas novidades, como o widget de Sono, que agora pode ser adicionado à tela de bloqueio do smartphone.

Outro ponto de destaque da atualização é o Freeform, um aplicativo colaborativo que se assemelha a um quadro em branco e permite que um grupo de pessoas crie e edite um projeto, todos ao mesmo tempo.

Para além dos novos recursos, no entanto, o iOS 16.2 foi importante por corrigir algumas vulnerabilidades da Apple encontradas em antigas versões do sistema. Ao todo, 35 falhas de segurança foram ajustadas, sendo algumas delas graves e relacionadas à execução arbitrária do código do smartphone.

Por esses motivo, caso você ainda não tenha a nova versão do aparelho, mas ache mais sensato instalá-la agora mesmo, acesse Ajustes > Geral > Atualização de Software. Ao encontrar a atualização, toque em Baixar e Instalar e aguarde.

Com informações: MacRumors e Forbes

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados