Android 13 chega a mais de 50 celulares e tablets graças ao LineageOS 20

LineageOS 20 baseado no Android 13 QPR1 é liberado ao público com novo aplicativo de câmera e melhorias de desempenho e segurança

Bruno Gall De Blasi
Por
Android 13
Android 13 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

LineageOS 20 está entre nós. Neste sábado (31), os desenvolvedores do projeto anunciaram a ROM customizada baseada no Android 13, que também traz um novo app de câmera e outras melhorias. Com a liberação, proprietários do Mi 9 SE, Moto G100 e afins poderão atualizar seus celulares e tablets para a geração mais recente do sistema operacional do Google.

Conhecido por dar um refresco a celulares que deixaram de ser atualizados, o software ganhou mais uma versão. Segundo os desenvolvedores, além do Android 13 QPR1, o LineageOS 20 traz o Aperture, um app de câmera que oferece mais controle aos usuários.

Outras mudanças foram implementadas. É o caso do WebView atualizado para o Chromium 108.0.5359.79. O Jelly, navegador padrão da ROM customizada, recebeu correções de bugs e outras otimizações.

A lista engloba demais mudanças para oferecer mais estabilidade e segurança ao software, incluindo o patch de segurança de dezembro de 2022.

LineageOS 20 (Imagem: Divulgação)
LineageOS 20 (Imagem: Divulgação)

Quais celulares e tablets receberam o LineageOS 20?

A nova versão do software está chegando aos poucos. Isto significa que, caso você tenha um smartphone com o LineageOS 19 que está elegível ao LineageOS 20, pode ser que o update só chegue em outro momento.

Mas a primeira liberação foi generosa.

Os desenvolvedores do projeto informaram que o update está disponível para 51 celulares e tablets, como o Mi 9 SE, Moto G100, Google Pixel 5 e demais modelos.

Confira os modelos compatíveis a seguir:

FabricanteModelo
AsusZenfone 5Z
FairphoneFairphone 4
F(x)tecF(x)tec Pro¹
Google– Google Pixel 4, 4 XL, 4a e 4a 5G
– Google Pixel 5 e 5a
LenovoLenovo Z5 Pro GT e Z6 Pro
Motorola– Motorola Edge, Edge 20 e Edge 30
– Moto G100
– Moto G 5G/One 5G e Moto G 5G Plus/One 5G
– Moto G6 Plus
– Moto G7, G7 Play, G7 Power e G7 Plus
– Moto X4
– Motorola One Power
NubiaNubia Mini 5G
OnePlus– OnePlus 5 e 5T
– OnePlus 6 e 6T
– OnePlus 7, 7 Pro, 7T e 7T Pro
– OnePlus 8, 8 Pro e 8T
– OnePlus 9 e 9 Pro
RazerRazer Phone 2
SamsungGalaxy Tab S5e (Wi-Fi e LTE)
SonyXperia 1 II
Xiaomi– Mi 8, Mi 8 Explorer Edition, Mi 8 Pro e Mi 8 SE
– Mi 9 SE e Mi 9 Lite/Mi CC 9
– Mi Mix 2S
– Poco F1

Como instalar o LineageOS?

Primeiro, é preciso verificar se o update está realmente disponível para você. Caso positivo, basta conferir todas as instruções com calma para instalar o LineageOS no seu celular ou tablet.

Os arquivos estão disponíveis no site do projeto. Ao acessá-lo, você só precisa procurar pelo seu dispositivo e fazer o download de arquivos.

Lembre-se que é preciso fazer um backup antes de iniciar o procedimento.

Com informações: LineageOS (Changelog)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados