Excel pega recurso do Google Sheets para criar fórmulas mais facilmente

Versão web do Excel ganhou sugestões de fórmulas e Fórmula por Exemplo nas planilhas; confira vídeos da Microsoft com exemplos

Bruno Gall De Blasi Felipe Ventura
Por e
• Atualizado há 11 meses
Excel (imagem: divulgação/Microsoft)
Excel na versão do Office 2021 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Na versão web do Microsoft Excel, os usuários agora contam com sugestões de fórmulas ao digitar “=” na célula. Este recurso, que estava presente no Google Sheets há mais de um ano, enfim chegou ao concorrente. Ele também ganhou a função de Fórmula por Exemplo.

Como funcionam as sugestões de fórmula? Considere este exemplo: se sua planilha tem vários números e a última coluna se chama “TOTAL”, o Excel pode sugerir somar os valores de cada linha.

O Excel vai recomendar as funções SUM (soma), AVERAGE (média), MIN (valor mínimo de um conjunto), MAX (valor máximo), COUNTA (quantos itens existem em uma lista) e COUNT (conta só quantos números existem na lista).

Repare que não usamos os nomes em português dessas funções (SOMA, MÉDIA, MÍNIMO, MÁXIMO etc.). É que a novidade está limitada por enquanto a quem utiliza a plataforma em inglês.

Como lembra o Android Police, o Google Sheets vem sugerindo fórmulas desde meados de 2021. O funcionamento é o mesmo: digite “=” (sinal de igual) para ativar a automação inteligente, que sugere uma soma, média etc.

Se você não estiver vendo isso, abra o menu Ferramentas do Google Sheets, clique em Preenchimento automático e desative a opção “Desativar as sugestões de fórmulas”.

Excel na web sugere fórmulas a partir de padrões

Também há uma espécie de expansão do preenchimento instantâneo (Flash Fill) graças à Fórmula por Exemplo.

Funciona assim: caso você esteja incluindo dados repetitivos manualmente em uma coluna, o Excel poderá sugerir o preenchimento de uma coluna inteira com uma fórmula. O mecanismo entrará em ação caso um padrão seja identificado pelo software.

O exemplo a seguir ilustra bem o recurso. O usuário está preenchendo uma lista que combina um tipo de produto (corrente de bicicleta, guidão, capacete…) ao número de unidades vendidas. Isso não precisa ser feito manualmente, pois existem funções para concatenar valores – mas talvez a pessoa não saiba disso.

Com a Fórmula por Exemplo, o Excel detecta esse padrão de preenchimento – nome de produto + número de vendas – e une o conteúdo das colunas “Produto” e “Vendas” em cada célula.

Se você estiver trabalhando com mais de uma planilha, o Excel também vai identificar se um link externo para uma pasta de trabalho na nuvem estiver quebrado. Assim será possível sugerir um novo local para corrigir a conexão quebrada.

A versão web também recebeu melhorias na busca dentro das planilhas. Além disso, as versões para Windows, Mac e web agora deixam você adicionar imagens dentro de células.

Com informações: Microsoft.

Receba mais sobre Microsoft Excel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados