Instagram dificulta ver quais contas privadas estão ignorando você

Lista com solicitações pendentes foi retirada das configurações da rede social, mas há solução para acessar as informações

Paula Alves
Por
Logotipo do Instagram
Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Descobrir quais contas privadas do Instagram estão ignorando o seu pedido para segui-las nunca foi exatamente uma tarefa difícil de ser cumprida. O próprio aplicativo disponibilizava um recurso que listava esses perfis, permitindo que o usuário tivesse controle dos pedidos. Ao que tudo indica, no entanto, a plataforma decidiu retirar a ferramenta do ar – o que dificultou (mas não acabou) com o processo para acessar as informações.

Usuários que gostam de acompanhar muitas contas no Instagram, talvez tenham dificuldade de lembrar quais contas privadas já pediram para seguir na plataforma. É comum que, no mar de solicitações, o fato de você não ser aceito pela outra pessoa talvez passe despercebido em um primeiro momento.

Exatamente por esse motivo, até pouco meses atrás, o Instagram disponibilizava uma lista no app em que o usuário podia ver todas as contas que o estavam ignorando no serviço. Diante dessa informação, ele podia então retirar o pedido de follow, fazer novamente a solicitação ou aguardar mais um pouco para ver se o perfil finalmente iria aceitá-lo.

No Reddit, no entanto, usuários da rede social vêm relatando que aproximadamente desde agosto a ferramente foi retirada do aplicativo da Meta, ainda que a empresa não tenha dado nenhuma explicação sobre a mudança.

Antigamente, para acessá-la, o usuário deveria abrir seu perfil no desktop, clicar no ícone de três riscos, acessar “Configurações” e, em seguida, escolher a opção “Privacidade e Segurança”. Nesta aba, em “Dados da conta”, ele teria acesso às solicitações ainda pendentes. Link que agora não apresenta mais o recurso.

Instagram (Imagem: Reprodução / Foto de Kerde Severin no Pexels
Aplicativo do Instagram (Imagem: Reprodução / Foto de Kerde Severin no Pexels

Como ver solicitações pendentes

Apesar da exclusão da ferramenta, ainda é possível ter acesso à sua lista de solicitações pendentes. O processo é um pouco mais demorado, mas traz o mesmo resultado.

Para isso, é preciso fazer um backup das suas informações do Instagram. A cópia de segurança dos seus dados pode ser solicitada de maneira rápida e simples no próprio aplicativo da plataforma, mas vale ressaltar que o arquivo em questão pode demorar até 14 dias para ser enviado para o seu e-mail.

Após recebê-lo, faça o download do arquivo. Em seguida, abra o documento, localize a pasta “followers_and_following” e clique sobre ela.

Instagram dificulta ver quais contas privadas estão ignorando você / Instagram / Reprodução
Interface do arquivo de backup do Instagram (Imagem: Reprodução / Instagram)

Na sequência, encontre o arquivo “pending_follow_requests” e clique sobre ele.

Instagram dificulta ver quais contas privadas estão ignorando você / Instagram / Reprodução
Pasta de “seguidores” e “seguindo” do backup do Instagram (Imagem: Reprodução / Instagram)

Por fim, no navegador, confira a lista com todas as suas solicitações pendentes.

Instagram dificulta ver quais contas privadas estão ignorando você / Instagram / Reprodução
Lista de solicitações pendentes (Imagem: Reprodução / Instagram)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados