Monitor gamer de 500 Hz será lançado pela Alienware em março de 2023

Novidade quer ser o novo suprassumo de sua categoria; taxa de atualização altíssima só poderá ser alcançada através de DisplayPort

Ricardo Syozi
Por
500 Hz Gaming Monitor (Imagem: Divulgação / Alienware)

A Alienware anunciou durante a CES 2023 o seu primeiro monitor gamer com taxa de atualização de 500 Hz. Chamado de “500 Hz Gaming Monitor”, o display promete oferecer um alto nível de qualidade, mesmo com um nome não tão original assim. Para quem já se interessou, ele terá 24,5 polegadas e resolução Full HD, mas o principal destaque é a velocidade na qual a imagem do monitor será atualizada.

Trazendo o modelo AW2524H em sua série, a novidade da Alienware chega a assustar. Vale lembrar que os primeiros monitores gamers OLED de 240 Hz mal chegaram às lojas, mas para variar, a indústria de jogos e PCs não está satisfeita com tamanho salto.

O display da empresa subsidiária da Dell traz, na verdade, uma taxa de atualização nativa de 480 Hz, mas ao fazer um overclock, ela alcança os empolgantes 500 Hz.

Já o painel é um IPS LCD e traz a resolução de 1920 x 1080 (Full HD). A Nvidia já confirmou que o produto será compatível com G-Sync e com o Reflex Analyzer, o que garante um desempenho competente da tela. Contudo, o usuário precisará ter uma placa de vídeo com suporte para tal.

Falando em performance, a empresa afirma que o tempo de resposta do monitor será de 0,5 milissegundos. Se isso for certeiro, então o jogador não precisará se preocupar com imagens embaçadas, pois o modo de latência ultrabaixa garantirá uma jogabilidade suave.

Por fim, para alcançar os tais 500 Hz de taxa de atualização, será necessário usar DisplayPort. Se a pessoa acoplar um cabo HDMI no “500 Hz Gaming Monitor”, ela terá “apenas” 240 Hz.

Alienware monitor
As entradas do monitor (Imagem: Divulgação / Alienware)

Mesmo sem preço oficial, monitor não será barato

Não é preciso pensar muito para entender que ser um “PC gamer” é custoso. Além de investir em partes diversas para seu computador, é necessário abrir a carteira para componentes como monitores, teclados e mouses.

Ademais, para garantir o máximo de qualidade do “500 Hz Gaming Monitor”, não basta apenas conectá-lo a sua máquina. O usuário precisa ter uma GPU que suporte esse tipo de taxa de atualização. Um exemplo seria a RTX 4090 da Nvidia, que custa por volta de R$ 14 mil.

Para efeito de comparação, um monitor gamer de 240 Hz da própria Alienware custa, em média, R$ 3.500.

A companhia ainda não divulgou preços, mas isso deverá ocorrer antes do lançamento do produto, que ocorrerá no dia 21 de março nos Estados Unidos. Não há data para a chegada ao Brasil.

Samsung apresentou monitores de 240 Hz

Durante a Consumer Electronics Show 2023, a sul-coreana também trouxe novidades no ramo de monitores para os gamers.

A empresa anunciou o Odyssey Neo G9 57”, que traz uma tela com curvatura de 1000R, resolução de 7.680 x 2.160 e proporção de 32:9. Já o Odyssey OLED G9 tem um display de 49 polegadas, resolução de 32:9 e uma curvatura de 1800R. Ambos oferecem 240 Hz e custam muito dinheiro.

Mesmo não sendo direcionado para os jogadores mais competitivos, o ViewFinity S9 também recebeu um pouco dos holofotes na feira. Ele tem uma resolução 5K e 27 polegadas.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados