AMD reconhece que algumas RX 7900 XTX estão superaquecendo

Casos de superaquecimento foram revelados nas últimas semanas; problema está na câmara de vapor das GPUs

Felipe Freitas
Por
AMD Radeon RX 7900 XTX (Imagem: Divulgação/AMD)
AMD Radeon RX 7900 XTX de referência (Imagem: Divulgação/AMD)

A AMD finalmente reconheceu que as suas GPUs Radeon RX 7900 XTX estão superaquecendo. A fabricante divulgou uma mensagem no site da Comunidade informando que está ciente dos dos casos de superaquecimento. A AMD ainda afirma que o problema parece estar relacionado ao sistema de resfriamento padrão da placa — GPUs de parceiros que alteraram esse sistema não apresentam throttling.

A mesma suspeita foi levantada pelo site Igor’s Lab, em um caso interessante de jornalismo investigativo em hardwares. O sistema de resfriamento de referência (original da fabricante) está presente nos modelos vendidos pela AMD e por algumas parceiras que não o alteraram na fabricação das suas versões. Os modelos originais da AMD, assim como as Founders Editions da Nvidia, raramente chegam no Brasil e são vendidas rapidamente.

Faça o que eu digo, não o que eu faço

O site Igor’s Lab aponta que o problema de superaquecimento, que afeta o desempenho da GPU, é causado pela câmara de vapor da RX 7900 XTX. Sem apontar a fonte, Igor Wallossek, responsável pelo site, afirma que uma fabricante parceira de GPUs acredita que alguns poucos lotes foram afetados pelo problema.

Esses lotes receberam pouco líquido de resfriamento na câmara de vapor e, como explicou o overclocker der8auer, uma pequena redução na quantidade é o suficiente para causar problemas de superaquecimento. Parceiras que fabricaram suas versões alterando o sistema de resfriamento não parecem sofrer com altas temperaturas.

No seu comunicado, a AMD informa que clientes afetados pelos problemas podem entrar em contato com o suporte. A empresa está entregando a opção de receber um reembolso ou trocar por uma outra GPU. Pela minha apuração, somente a Power Color fornece a RX 7900 XTX no Brasil. Felizmente, essa placa de vídeo possui sistema de resfriamento customizado.

GPUs Fryers: Nvidia também passou por problemas com suas GPUs

Rivais sim, inimigos jamais. Ver alguém sofrer como você as vezes ajuda a aliviar o problema. Assim, a AMD e a Nvidia estão apreciando juntas as tretas com seus hardwares.

Voltando para 2021, o lançamento do jogo New World causou problemas em algumas placas de vídeo da Nvidia — e principalmente nos modelos caros. Tudo começou com umas GPUs RTX 3090 e RTX 3080 Ti da EVGA morrendo (F) durante a execução do jogo. No início, o problema parecia estar limitado aos produtos da EVGA — só que desgraça pouca é bobagem.

Depois, usuários de placas de vídeo da Gigabyte também começaram a passar pelo mesmo problema. Até relatos de usuários de Radeon passando por superaquecimento surgiram.

Mais recentemente, quase no fim de 2022, foi a vez da RTX 4090 queimar o conector de energia. Em comum, Nvidia e AMD estão passando por problemas com suas GPUs premium. Os dois lados podem se acusar de “air fryer”.

Não basta você pagar caro em um produto que já está custando mais que o normal: ainda tem o risco de perder dinheiro — conseguir uma troca após toda a dor de cabeça burocrática é até lucro.

Com informações: The Verge, Videocardz, AMD e Igor’s Lab

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados