Com até 60 núcleos, chips Intel Xeon de 4ª geração tentam frear avanço da AMD

Linha Xeon Scalable de 4ª geração (Sapphire Rapids) chega com 52 chips e tem missão de manter nome da Intel forte em servidores

Emerson Alecrim
Por
Xeon Scalable de 4ª geração (imagem: divulgação/Intel)
Xeon Scalable de 4ª geração (imagem: divulgação/Intel)

Esta terça-feira (10) foi a data escolhida pela Intel para o anúncio oficial dos processadores Xeon Scalable de 4ª geração (Sapphire Rapids). Estamos falando de 52 novos chips para servidores que chegam com uma missão importante: fazer frente à poderosa linha AMD Epyc Genoa.

Com preço oficial de US$ 17 mil, o Xeon 8490H é o processador mais avançado da nova linha. Ele conta com 60 núcleos, frequência base de 1,9 GHz e TDP de 350 W. Trata-se de uma evolução significativa em relação aos chips Xeon de terceira geração (Ice Lake), que têm até 40 núcleos.

A Intel afirma que a linha Sapphire Rapids consegue ser até 53% mais rápida em computação geral em relação à terceira geração. Em aplicações de inteligência artificial, o desempenho é até duas vez maior.

Além da quantidade aumentada de núcleos, uma série de otimizações contribui para o desempenho, entre elas, novas tecnologias de aceleração.

O suporte a memórias DDR5 e ao padrão PCI Express 5.0 também merece destaque. Não termina aí: os chips Max, que estão entre os mais avançados da linha, usam memórias de alto desempenho HBM2 como uma espécie de cache.

Também há ganhos na eficiência energética. De acordo com a Intel, os processadores Sapphire Rapids têm um desempenho por watt até 2,9 vezes melhor na comparação com a linha Xeon Ice Lake em determinadas cargas de trabalho. Mérito dos novos aceleradores, em grande parte.

Max, Platinum, Gold e outras séries

O número de 52 processadores é impressionante, mas a linha Xeon é dividida em várias categorias. Na nova geração, as séries ficaram assim:

  • Max: Xeon 9000
  • Platinum: Xeon 8000
  • Gold: Xeon 6000 e 5000
  • Silver: Xeon 4000
  • Bronze: Xeon 3000

Uma série se distingue da outra com base em seus atributos. As mais avançadas e, portanto, com mais recursos, são as séries Max e Platinum. O já mencionado Xeon 8490H faz parte desta última.

Xeon Scalable de 4ª geração série Max (imagem: divulgação/Intel)
Xeon Scalable de 4ª geração série Max (imagem: divulgação/Intel)

Em comum, todas as séries têm a especificação Intel 7 (estabelece um processo de fabricação de 10 nanômetros), instruções AVX-512 (otimizam o desempenho em operações de ponto flutuante), além das novas instruções AMX (direcionadas principalmente a tarefas de inteligência artificial).

Os processadores Xeon Scalable de 4ª geração são uma grande evolução sobre a geração anterior. A dúvida é se, na prática, a nova linha será tecnicamente superior às famílias Epyc Rome e Genoa (mais recente). Com até 96 núcleos e bons resultados em eficiência energética, os chips da AMD para servidores vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados