Apple cria serviço que permite cadastrar e editar qualquer empresa no Mapas

Com Business Connect, estabelecimentos podem inserir fotos, horário de funcionamento e até promoções para serem exibidas no Apple Maps

Emerson Alecrim
Por

Ao contrário do Google Maps, o Apple Maps — no Brasil, Apple Mapas — não permite que empresários e organizações cadastrem detalhes de seus estabelecimentos físicos no serviço. Melhor dizendo, não permitia. Nesta quarta-feira (11), o Apple Business Connect foi lançado justamente para esse fim.

Apple Maps no iPhone (imagem: reprodução/Apple)
Apple Maps no iPhone (imagem: reprodução/Apple)

Não que estabelecimentos comerciais já não pudessem ser cadastrados e encontrados via Apple Maps. Mas, até então, a plataforma tinha um mecanismo de inserção muito limitado. Além disso, o serviço dependia de dados repassados por plataformas como Yelp e Tripadvisor.

Com o novo serviço, uma série de informações sobre o negócio pode ser inserida e editada no Mapas, a qualquer momento. Entre essas informações estão fotos, logotipos, horário de funcionamento, número de telefone e site oficial.

Para facilitar a localização de suas unidades, as empresas também podem cadastrá-las em categorias e subcategorias. Outra possibilidade é a de adicionar informações complementares, como disponibilização gratuita de Wi-Fi, acessibilidade para usuários de cadeira de rodas e permissão para o cliente levar um animal de estimação.

É possível ainda fazer integrações com plataformas externas, como reservas de hotéis via Booking ou mesas de jantar no OpenTable. Nesse sentido, a Apple destaca os Showcases, que permitem às empresas anunciarem promoções ou descontos.

Apple Maps no iPhone (imagem: reprodução/Apple)
Apple Maps no iPhone (imagem: reprodução/Apple)

Foco em pequenas empresas

Apesar de o Apple Business Connect estar disponível para negócios de todos os portes, a companhia reconhece que o serviço foi criado com foco em pequenas empresas. Por causa disso, o cadastro na plataforma é facilitado.

O proprietário de um negócio tem a opção de usar um Apple ID existente para isso ou criar um novo. No primeiro login, o serviço faz uma análise para verificar se os estabelecimentos reivindicados ou cadastrados no Mapas pertencem ao solicitante.

Após a verificação, o proprietário poderá designar outras pessoas (como funcionários ou sócios) para atualizar e administrar as informações do negócio no Apple Business Connect.

Painel de administração do Business Connect (imagem: reprodução/Apple)
Painel de administração do Business Connect (imagem: reprodução/Apple)

Para cima do Google Maps

Como o Google Maps é um serviço de mapas bastante popular, talvez o novo recurso do Mapas não atraia muitas empresas. Por outro lado, há um fator que pode contribuir para isso: os dados inseridos no Business Connect também funcionam em outros serviços da Apple.

Um exemplo: se o usuário recomendar um estabelecimento para um amigo via Mensagens, um pequeno cartão com o endereço do local será exibido na conversa.

Que conste que o serviço é gratuito. Mas quem quiser mais recursos para o seu negócio pode fazer uma assinatura do Apple Business Essentials, que oferece serviços nas nuvens e gerenciamento de dispositivos para organizações.

O Apple Business Connect está disponível em vários idiomas, incluindo o português. Por enquanto, os Showcases funcionam somente nos Estados Unidos, mas serão liberados em outros países nos próximos meses.

Relacionados

Relacionados