Google Chrome deve lançar recurso para desligar extensões, como no Edge

Indícios da novidade foram encontrados no Chromium Gerrit e mostram ferramenta bastante semelhante a implementada no Microsoft Edge

Paula Alves
Por
Logotipo do Google
Google (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

É possível que em breve fique mais fácil e rápido desligar as extensões do Google Chrome que estão atrapalhando a sua navegação. De acordo com um usuário do Reddit, commits encontrados no Chromium Gerrit mostram que o Google está trabalhando em um recurso que possibilita desligar todas as extensões de uma página, de uma única vez.

De acordo com o usuário Leopeva64, a empresa parece estar trabalhando em um redesenho do menu de extensões do navegador. Novidade essa que conta com mudanças como a inclusão de subpáginas e a ferramenta em questão, localizada logo no topo do menu.

Conforme pode ser observado no gif abaixo, o recurso funciona como um botão de liga/desliga. Ao ser acionado, ele desativa todas as extensões do navegador de uma só vez, facilitando a suspensão daquelas que podem estar atrapalhando ou até mesmo sendo nocivas ao usuário no momento.

Assim como Microsoft Edge, Google Chrome deve lançar recurso para desligar extensões / Reddit / Leopeva64
Gravação feita pelo usuário Leopeva64 no Chromium Gerrit / Reddit / Reprodução

Apesar da descoberta, a falta de extensões no exemplo impossibilita que a funcionalidade possa ser observada na prática. Por isso, ainda não é possível saber, por exemplo, se será necessário carregar a página manualmente após a desativação das extensões ou se a ferramenta fará isso automaticamente.

Microsoft Edge implementou recurso semelhante

Embora seja uma novidade para os usuários do Google Chrome, esse recurso de alternância entre extensões ligadas e desligadas não é uma novidade para quem usa o Microsoft Edge.

Desde abril de 2022, o navegador vem implementando uma funcionalidade bastante semelhante, cujo propósito é limitar o compartilhamento de dados que certos sites podem fornecer a algumas extensões.

Graças a essa implementação, ao clicar no menu de extensões e logo em seguida no ícone de três pontos, o usuário tem a possibilidade de pausar instantaneamente todas as extensões em ação no momento.

No caso do Edge, o carregamento da página é feito automaticamente, e é possível visualizar um lembrete de que as extensões estão pausadas, para que a pessoa lembre de reativá-las quando encerrar a navegação.

Com informações: Android Police e Ghacks

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados