Apps de terceiros do Twitter não funcionam e API parece ser a culpada

Falha no Twitter impede o acesso a contas através de aplicativos de terceiros; a rede social e Elon Musk ainda não se pronunciaram

Bruno Gall De Blasi
Por
Twitter
Twitter (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Mais um dia, mais um problema no Twitter. Alguns usuários não conseguem acessar aplicativos de terceiros, como o TweetbotTwitterrific e afins, nesta sexta-feira (13), sendo obrigados a utilizar as opções oficiais da rede social. A falha pode estar relacionada à API, mas os responsáveis da plataforma ainda não se pronunciaram.

Os relatos de que o Twitter não está muito bem vieram do próprio… Twitter.

Nesta madrugada, a Tapbots reportou que usuários do Tweetbot estão encarando dificuldades para fazer login em contas da rede social. “Entramos em contato com o Twitter para obter mais detalhes, mas não recebemos resposta”, informaram.

A companhia por trás de um dos apps mais populares da atualidade não ficou sozinha.

Também de madrugada, os desenvolvedores do Twitterrific vieram a público para relatar a mesma situação. Novamente, os responsáveis pelo aplicativo relataram que estão no escuro: “Ainda não sabemos qual é a causa raiz, mas estamos tentando descobrir”, afirmaram.

Diante da situação, um usuário chegou a comentar “eu culpo Elon [Musk]”, o novo dono da rede social. Não demorou e os responsáveis pelo Twitterrific responderam: “nós também”.

Falha impede acesso a contas do Twitter pelo Tweetbot (Imagem: Reprodução/Mastodon)
Falha impede acesso a contas do Twitter pelo Tweetbot (Imagem: Reprodução/Mastodon)

Desenvolvedores confirmaram a falha do Twitter

As queixas também alcançaram o Mastodon. Por lá, o cofundador da Tapbots, Paul Haddad, disse que espera que esta seja apenas uma falha envolvendo um bot de proteção contra spam.

E desabafou: “infelizmente não tenho mais muitos contatos no Twitter, então duvido que em breve receba qualquer tipo de resposta definitiva”.

Em um fórum do Twitter, mais reclamações. Por lá, o responsável pelo TwitPane for Android disse que o app parou de funcionar e que as credenciais de autenticação foram suspensas, de acordo com o portal para desenvolvedores.

Na sequência, outra pessoa relatou que estava encarando o mesmo problema com a API v2 baseada em credenciais Oauth. Mas, aparentemente, seu aplicativo voltou a funcionar do nada e sem explicação alguma.

Enquanto isso, a página de status da API segue como se tudo estivesse funcionando normalmente. Na verdade, na verdade, o último registro de incidente aconteceu em setembro de 2022.

Ou seja, um mês antes de Elon Musk comprar o Twitter.

Desde então, a página segue abandonada.

Mas está tudo bem, acredite! (Imagem: Reprodução)
Mas está tudo bem, acredite! (Imagem: Reprodução)

Mas o que está causando o problema, afinal?

Ninguém sabe, de fato, o que está acontecendo. Especialmente porque o Twitter e Elon Musk não se pronunciaram até o momento.

A última publicação do perfil @TwitterSupport, por exemplo, aconteceu em 11 de janeiro para reportar uma falha no envio de imagens pelo iPhone. Já o perfil @Twitter está abandonado desde 10 de dezembro, quando o novo Twitter Blue foi revelado.

Nem Elon Musk, em um raro milagre divino, apareceu na rede social por hoje.

Todavia, as aposta se concentram em uma falha na API. Caso não esteja a par, este elemento é responsável por fazer uma espécie de ponte entre aplicativos de terceiros e a rede social.

Mas até isso é complicado de dizer, porque não são todos os aplicativos que estão lidando com o incidente que impede o login em perfis do Twitter.

De toda forma, se você não consegue usar apps de terceiros, tente utilizar as ferramentas nativas do Twitter. Pelo menos por enquanto, tanto os apps para celulares e tablet quanto a versão web estão funcionando normalmente.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados