Samsung apresenta sensor de 200 megapixels que deve equipar Galaxy S23 Ultra

Isocell HP2 pode juntar 16 pixels em um para conseguir captar mais luz em fotos noturnas e conta com proteção para não "estourar" imagens

Giovanni Santa Rosa
Por
Samsung Galaxy S23 aparece em imagem vazada pouco antes do lançamento (Imagem: Reprodução/WinFuture)
Samsung Galaxy S23 aparece em imagem vazada pouco antes do lançamento (Imagem: Reprodução/WinFuture)

A Samsung deve lançar sua linha Galaxy S23 em 1º de fevereiro, mas a companhia já deu um gostinho do que pode pintar nos novos aparelhos. A empresa anunciou nesta terça-feira (17) seu novo sensor de câmera, o Isocell HP2. Com 200 megapixels, ele provavelmente estará na versão Ultra do smartphone.

O Isocell HP2 é uma evolução do Isocell HP3, anunciado em junho de 2022, e do HPX, de outubro.

Assim como seus antecessores, ele tem 200 megapixels, mas é um pouco maior: tem 1/1,3 polegada, contra 1/1,4 polegada dos modelos do ano passado.

Isso também vale para o tamanho dos pixels: 0,6 µm contra 0,56 µm.

O que não mudou é a capacidade de combinar os 200 milhões de pixels de maneira que eles formem pontos capazes de captar mais luz.

O Isocell HP2 pode funcionar como um sensor de 50 megapixels de 1,2 µm ou de 12,5 megapixels de 2,4 µm. Isso deve ajudar na hora de tirar fotos em ambientes escuros.

Isocell HP2
Isocell HP2 (Imagem: Samsung / Divulgação)

O sensor também capta vídeos em 8K a 30 quadros por segundo, usando a configuração de 50 megapixels de 1,2 µm.

Recursos extra

A Samsung também mostrou preocupação para evitar que as imagens fiquem “estouradas” quando há muita luz. O sensor conta com a tecnologia Dual Vertical Transfer Gate (D-VTG), que melhora a transferência de sinais e o armazenamento de elétrons para reduzir a superexposição.

Já em ambientes escuros, o Isocell HP2 usa o Super QPD, que transforma os 200 milhões de pixels em agentes de foco e os utiliza para reconhecer mudanças nos padrões verticais e horizontais da imagem.

A Samsung diz que, assim, o foco automático funciona mais rápido e com mais precisão, evitando imagens tremidas ou borradas, mesmo em situações com pouca luminosidade.

Além disso, o sensor conta com HDR e Smart-ISO Pro, disponíveis em imagens de 12,5 megapixels e vídeos de 4K a 60 fps.

Isocell HP2 deve estar no Galaxy S23 Ultra

Por enquanto, tudo que a Samsung disse oficialmente sobre o Isocell HP2 é que ele já está em fase de produção em massa. No entanto, as especificações do componente batem com os rumores que surgiram até agora sobre o Galaxy S23 Ultra.

Desde 2022, espera-se que o aparelho de topo de linha da família Galaxy S venha com um sensor fotográfico com 200 MP. Documentos da certificação do celular na China confirmaram essa e outras características.

Entre elas, estão uma versão mais rápida do chip Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 e a tela QHD+ de 6,8 polegadas.

Já a capacidade das baterias apareceu na homologação da Anatel, como revelado com exclusividade pelo Tecnoblog. Elas terão até 5.000 mAh.

No dia 1º de fevereiro, a Samsung fará seu evento Galaxy Unpacked, direto de San Francisco (EUA), e nós estaremos lá para mostrar todas as novidades.

Com informações: Samsung, The Verge, Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados