Apple quer controlar sua casa com um dispositivo semelhante ao iPad

De acordo com rumores, Apple trabalha em um aparelho de baixo custo similar ao iPad para controlar dispositivos domésticos inteligentes

Emerson Alecrim
Por
iPad Air 5 (Apple M1) (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
iPad Air 5 (Apple M1) (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Um dispositivo para a todos governar. Se os rumores estiverem certos, a Apple se prepara para lançar algo assim. A companhia estaria trabalhando em uma espécie de iPad de baixo custo para permitir que o usuário controle os dispositivos inteligentes de sua casa com alguns toques na tela.

Entre esses dispositivos estariam TVs, termostatos e lâmpadas. Mas o produto também deve oferecer funcionalidades ligadas ao ecossistema da Apple, como conversas via FaceTime.

Pelo menos é o que conta a Bloomberg. De acordo com o veículo, a Apple planeja enfrentar o Google e a Amazon no cada vez mais disputado mercado de casa inteligente.

Não que a companhia já não atue nesse segmento. O Apple TV e a recém-anunciada segunda geração do HomePod são provas disso. Mas, na comparação com os rivais, a turma de Tim Cook está mesmo atrás em dispositivos com tela para casa.

Basta nos lembrarmos das linhas Google Nest Hub e Amazon Echo Show. A Amazon tem até um dispositivo de parede. O Echo Show 15 remete a um quadro, mas é uma tela com Alexa e várias funções, inclusive controle de outros dispositivos.

Um iPad baratinho?

O iPad já tem funções para casa inteligente. Então, qual o sentido de lançar um dispositivo similar? Aparentemente, a ideia é oferecer uma tela de baixo custo e específica para uso em casa. O aparelho pode ter até fixadores magnéticos para permitir a sua montagem em paredes. Isso o tornaria um concorrente direto do Echo Show 15.

As fontes que conversaram com a Bloomberg contaram ainda que a Apple discutiu a ideia de lançar dispositivos domésticos com telas grandes. Só não ficou claro se o tal “iPad de parede” foi incluído nesse plano.

Um novo Apple TV também pode vir aí

Apple TV 2022 (imagem: divulgação/Apple)
Apple TV 2022 (imagem: divulgação/Apple)

O Apple TV foi renovado em outubro de 2022. A atualização levou o chip A15 Bionic dos iPhones e um controle remoto com USB-C para o dispositivo. Mas pode não ser o suficiente.

Para ganhar mais mercado, a Apple também estaria trabalhando em uma versão do Apple TV equipada com um chip ainda mais rápido (o A16 do iPhone 14 Pro, talvez?). Isso o tornaria apto para trabalhar até com streaming em 8K, sem perder a desenvoltura.

De acordo com os burburinhos, essa versão será lançada no segundo semestre de 2023.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados