Google confirma que Android 13 está em apenas 5% dos dispositivos

Versão final do Android 13 foi liberado pelo Google em agosto de 2022; Samsung é a fabricante que mais atualizou celulares e tablets desde então

Bruno Gall De Blasi
Por
Android 13
Android 13 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Android 13 começou a ser distribuído ao público no ano passado. Apesar de seis meses desde a liberação geral, a nova versão do sistema operacional alcançou uma pequena parcela de celulares e tablets, bem atrás do Android 12. É o que mostra dados do próprio Google revelados no Android Studio.

As informações estão disponíveis na suíte para desenvolvedores e foram atualizadas pela última vez em 6 de janeiro de 2023.

De acordo com um gráfico disponível na plataforma, o Android 13 Tiramisu está disponível em apenas 5% dos aparelhos. O número está bem atrás do Android 12, introduzido em 2021, que acumula 18,9%.

A maior participação se concentra no Android 11: 24,4%. Em seguida, vem o Android 10 – que, infelizmente, não se chama Quindim –, disponível em 19,5% dos dispositivos.

As versões antigas também têm uma presença considerável. É o caso do Android 9 (Pie), presente em 13,2% dos celulares e tablets com o sistema operacional.

O Android 8 (Oreo) encolheu e agora se encontra em 9,5% dos dispositivos.

Confira os indicadores de outras versões:

  • Android 7 (Nougat): 3,7%;
  • Android 6 (Marshmellow): 2,8%;
  • Android 5 (Lollipop): 2,1%;
  • Android 4 (Kit Kat): 0,7%.
Samsung Galaxy S22 já foi atualizado para o Android 13 no Brasil e em outros países (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S22 já foi atualizado para o Android 13 no Brasil e em outros países (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Samsung sai na frente

Apesar do anúncio no Google I/O 2022, a versão final do Android 13 só foi liberada em agosto. E mesmo assim, apenas os donos de celulares da família Pixel receberam a atualização naquele momento.

Na época, o Google informou que outras fabricantes começariam a liberar a nova versão até o fim de 2022. Dito e feito, a Samsung foi uma das primeiras marcas a distribuir o update sob a interface One UI 5, começando pela família Galaxy S22.

No Brasil, o update começou a desembarcar no fim de novembro. De lá para cá, a Samsung distribuiu o update para quase 40 celulares e tablets no Brasil, de acordo com um levantamento feito pelo Tecnoblog.

Confira a lista dos celulares e tablets atualizados:

Motorola Edge 30 Ultra ainda não foi atualizado para o Android 13 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Motorola Edge 30 Ultra ainda não foi atualizado para o Android 13 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Android 13 demora a chegar em outras marcas

Do outro lado, outras fabricantes disponíveis no Brasil não se movimentaram para oferecer o Android 13 aos seus produtos. Até agora, por exemplo, o site da Motorola não informa quando os celulares serão atualizados para a nova versão do sistema operacional.

Enquanto isso, o Motorola Edge 30 Ultra, que chegou ao Brasil com a promessa de receber três atualizações do sistema, permanece no Android 12. Felizmente, o Moto X40 foi lançado na China com Android 13.

A Xiaomi, por sua vez, começou a experimentar o Android 13 em alguns celulares em dezembro. Mas a empresa ainda está lançando celulares com o Android 12, como é o caso do Redmi Note 12 Pro+ global.

A LG, que saiu do mercado de celulares em 2021, também está se movimentando para atualizar o LG Velvet e outros modelos para o Android 13. Mas, por enquanto, a fabricante divulgou apenas o calendário para a Coreia do Sul.

Com informações: 9to5Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados