Instagram ganha “modo foco” que silencia notificações e envia resposta automática

Ainda não disponível no Brasil, recurso também ajusta status de atividade da conta para que outras pessoas saibam que o usuário está concentrado

Paula Alves
Por

Quem tem dificuldade de focar em uma tarefa devido às mensagens e avisos que não param de chegar no Instagram, agora vai conseguir dar mais atenção à atividade. A rede social lançou um modo silencioso, ainda não disponível no Brasil, que muta momentaneamente todas as notificações enviadas para a pessoa.

Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Já disponível nos EUA, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, o modo foco pode ser ativado a qualquer momento, alterando automaticamente o status de atividade do usuário, que passa a aparecer com um símbolo de lua e o aviso do modo ativado.

Ao fazer isso, a pessoa pode ajustar por quanto tempo deseja que ele fique ligado, podendo posteriormente editar suas configurações e estender ou diminuir o tempo programado, de acordo com as suas necessidades.

Durante este tempo, as notificações serão silenciadas, mas ao desativar o recurso, o usuário poderá ver um resumo de tudo que foi enviado no período. Além disso, todas as mensagens privadas não ficarão “no vácuo”, já que uma resposta automática chegará para o remetente avisando que a pessoa está com o modo foco ligado.

Instagram ganha modo foco que silencia notificações e envia resposta automática / Divulgação / Instagram
Mensagem automática do modo foco do Instagram (Imagem: Divulgação / Instagram)

Segundo o Instagram, o modo foco deve chegar em breve para mais países. No entanto, se você precisa desse tipo de gerenciamento o quanto antes, vale lembrar que tanto o iOS quanto o Android possuem recursos nativos que podem te ajudar.

Enquanto o sistema operacional da Apple conta com o Foco – que pode silenciar tanto notificações do Instagram quanto de outros aplicativos -, aparelhos Android na versão Android 9 Pie e Android Q contam com o modo sem distrações no app de Bem-estar Digital.

Instagram ganha modo foco que silencia notificações e envia resposta automática / Divulgação / Instagram
Mofo foco do Instagram ativado (Imagem: Divulgação / Instagram)

Modo foco tem adolescentes como público-alvo

Embora o modo foco do Instagram esteja disponível para todos os usuários dos mercados selecionados, a empresa já avisou que irá solicitar aos adolescentes que usem o recurso ao passarem um determinado período de tempo no Instagram tarde da noite.

Visando oferecer mais suporte à experiência desse público, a plataforma também implementou novidade na Central da Família, um serviço lançado em março do ano passado, que permite que pais tenham acesso a ferramentas de supervisão.

Neste espaço, os responsáveis agora poderão ser avisados quando o adolescente alterar alguma configuração de sua conta. Além disso, eles também poderão ver as contas que os filhos bloquearam, além de outros recursos que já estavam liberados na central, como o ajuste de limite de tempo.

Com informações: Instagram

Relacionados

Relacionados