PayPal sofre ataque hacker e quase 35 mil usuários são atingidos

Episódio ocorreu em dezembro de 2022; PayPal diz que invasores usaram dados de outros vazamentos para entrar em contas do serviço

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 4 meses
Tela de celular usando PayPal
PayPal (Imagem: Rupixen/Unsplash)

Um ataque ao PayPal em dezembro de 2022 deu acesso não autorizado a quase 35 mil contas do serviço de pagamentos. Nomes, endereços e números de documentos foram expostos. A empresa está enviando notificações de vazamento de dados aos clientes afetados. Entre as recomendações, estão trocar de senha e ativar a autenticação de dois fatores.

O PayPal diz ter confirmado os acessos não autorizados a 34.942 contas em 20 de dezembro. Eles teriam ocorrido, segundo a investigação, entre os dias 6 e 8 daquele mesmo mês.

A empresa diz ter eliminado o acesso não autorizado de terceiros. No entanto, durante esse período, nomes, endereços, números de seguro social, números de identificação de contribuinte e datas de nascimento podem ter sido acessados pelos autores do ataque.

Invasão usou credential stuffing

Segundo a empresa, não há indícios de que as informações de login tenham sido obtidas do próprio sistema. Em vez disso, parece que elas vieram de outros vazamentos e foram usadas no PayPal de maneira automatizada.

Esta técnica é conhecida como credential stuffing e consiste em usar informações que vazaram para tentar acessar contas em outros sites.

Se algum usuário usava a mesma combinação de nome de usuário e senha no PayPal e no serviço de onde os dados foram obtidos, os agentes mal-intencionados conseguiam acessar o cadastro.

Por isso, o PayPal recomenda que os usuários afetados troquem a senha tanto na plataforma quanto em outros serviços em que ela era utilizada.

E é sempre bom reforçar que reutilizar senhas é uma péssima prática. Um gerenciador pode ajudar você a criar e salvar com seguranças combinações diferentes para cada site, loja, rede social e assim por diante.

PayPal paga serviço antifraude para clientes nos EUA

O site Bleeping Computer teve acesso à mensagem que está sendo enviada aos usuários afetados. Como parte das medidas para corrigir o problema, o PayPal está oferecendo aos usuários dois anos do serviço de monitoramento de identidade da Equifax, bureau de crédito parecido com a Serasa que atua nos EUA.

O PayPal também recomenda ativar a autenticação em dois fatores na conta. Outras sugestões são tomar cuidado com links recebidos por e-mail e mensagens que exigem ação imediata, características típicas de golpes.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais sobre PayPal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados