É ruim aumentar a velocidade da ventoinha da GPU? As discussões na Comunidade do TB

Placa de vídeo, caixa de som, Americanas, iOS 16 e mais; confira os destaques da Comunidade do Tecnoblog entre os dias 14 e 20 de janeiro

Amanda Machado
Por

Sabadou com o resumo das principais discussões que rolaram lá na Comunidade do TB. Teve tópico sobre celular, caixa de som, placa de vídeo, Americanas, iOS 16 e muito mais. Vem comigo para conferir os assuntos que repercutiram entre os dias 14 e 20 de janeiro.

capa tb comunidade com o texto "É ruim aumentar a velocidade da ventoinha da GPU?" e a imagem de uma gpu
É ruim aumentar a velocidade da ventoinha da GPU? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Posso aumentar a velocidade da ventoinha da GPU? 🤔

A ventoinha, também conhecida como fan ou ventilador, é uma peça essencial no computador pois impede que a GPU (ou placa de vídeo) esquente muito.

Vendo o superaquecimento da sua placa de vídeo RTX 3060, o Gustavo_CB, comentou lá na Comunidade do TB que aumentou o uso da ventoinha para refrigerar mais. No entanto, ele está preocupado se isso pode dar problema ou diminuir a vida útil do componente.

pergunta tópico comunidade tb
giphy gpu nvidia
GPU (Reprodução: NVIDIA GeForce / Giphy)

Para o Keaton, depende muito da placa de vídeo, já que tem algumas que trabalham mais quente. Além disso, é importante considerar se onde a pessoa mora é muito calor e qual gabinete está sendo usado. “Às vezes tu consegue derrubar a temperatura só ajustando o fluxo do ar dentro do gabinete.”

Ainda, segundo ele, não faz sentido uma fan estragar mais rápido: “Até onde eu lembro, as fans foram feitos para trabalhar em 100% da velocidade 100% do tempo…”

Já para o centauro, quanto mais intenso for o uso, mas rápido será o desgaste, sim:

Esse é o trabalho do cooler. Quanto mais intenso for o uso, mais rápido desgasta e mais rápido dá problema, só isso.

E por “problema”, eu digo problema no cooler mesmo, tipo começar a fazer barulho, o motor falhar, etc. Se tiver condições e a placa tiver já um tempo de uso, troca pelo menos a pasta térmica da placa. Só isso já deve ajudar a diminuir um pouco a temperatura.

E aí, qual é a sua opinião sobre isso? Acesse o tópico e deixe a sua resposta para ajudar o nosso amigo Gustavo. 😃

Outros tópicos que repercutiram na Comunidade

Outras discussões interessantes também foram destaque na última semana. Para acompanhar todas as opiniões e também deixar a sua, é só acessar os links abaixo:

  1. Teclado Chuwi preciso de ajuda
  2. Problemas de energia gerado por fonte de computador em rede UTP
  3. Existe alguma caixa de som potente, de qualidade e com assistente virtual?
  4. Dúvidas entre um melhor celular intermediário

Calma aí que ainda tem mais! Além de todos esses temas levantados por vocês na Comunidade, nossa equipe também produziu matérias que renderam bastante. 👇

iphones
iPhone (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

As 5 melhores discussões sobre pautas do Tecnoblog

  1. Americanas pede recuperação judicial e afirma só ter R$ 800 milhões em caixa
  2. Fim de uma era para milheiros: cartão Itaucard do Pão de Açúcar deixa de pontuar em real
  3. Quatro meses após ser lançado, iOS 16 ainda está muito bugado no iPhone
  4. Clientes de fundo do Nubank tem prejuízo com crise na Americanas
  5. VoLTE desembarca no Vivo Easy para fazer chamadas sem depender do 3G

Pois é! Na última quinta-feira, a Americanas S.A. entrou com pedido de recuperação judicial. Dona também do serviço financeiro AME, a empresa deve apresentar seu plano de recuperação em 60 dias. A varejista tem uma dívida de R$ 43 bilhões com 16.300 credores.

Caixas do Americanas Entrega, nova marca de logística da empresa
Caixas do Americanas Entrega (Imagem: Divulgação / Americanas)

Está tendo problemas com iOS 16 por aí? Mesmo após quatro meses do lançamento, o sistema operacional ainda tem apresentado problemas. As queixas são sobre: consumo excessivo de energia; desempenho inconsistente; teclado que não aparece; travamentos na câmera; entre outros.

Ícone do iOS
iOS, sistema operacional da Apple para o iPhone (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Bom, por hoje é só! Não se esqueça de acompanhar o Tecnoblog e participar das discussões que acontecem na Comunidade. Abraços e até mais! ✌️

Amanda Machado

Analista de Conteúdo

Amanda Machado é jornalista formada pela Universidade Norte do Paraná. Trabalhou por três anos como produtora de conteúdo online nas áreas de marketing digital, mercado online e lojas virtuais. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia, produção de conteúdo e estratégias digitais. Entrou para o Tecnoblog em 2021, como analista de conteúdo.

Relacionados

Relacionados