Chefe do Instagram admite que plataforma focou demais em vídeos

Após reconhecer que a rede pesou a mão na entrega de vídeos, Adam Mosseri explicou que o Instagram vem tentando restaurar seu equilíbrio

Paula Alves
Por

Na última sexta-feira (20), o chefe do Instagram, Adam Mosseri, admitiu que a rede social pesou a mão na distribuição de vídeos em 2022. Em seus Stories do Instagram, o CEO contou que, ao longo do ano, a plataforma de fato deu um enfoque muito grande nesse tipo de postagem e acabou mostrando poucas fotos para seus usuários.

Logotipo do Instagram
Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

De acordo com Mosseri, que falou sobre a situação enquanto respondia uma dúvida sobre fotógrafos terem se decepcionado com a rede social, o Instagram tem agora tentado rever a situação e equilibrar a distribuição dos dois tipos de formatos.

“Desde então, balanceamos, então coisas como a frequência com que alguém gosta de fotos versus vídeos e a frequência com que alguém comenta em fotos versus vídeos são aproximadamente iguais – o que é um bom sinal de que as coisas estão equilibradas”, explicou o CEO.

Instagram teve sede por vídeos em 2022

Mosseri aproveitou a oportunidade para relembrar que “as fotos sempre serão uma parte importante do que fazemos”. Uma afirmação que foi bastante questionada ao longo de 2022, ano em que a rede social praticamente só teve olhos para vídeos.

Aceite: o Instagram está mudando e não há muito o que você possa fazer / Foto de Andrea Piacquadio / Pexels
Jovem mexendo no Instagram (Imagem: Andrea Piacquadio / Pexels)

Ainda no começo de julho, em uma clara tentativa de rivalizar com o TikTok e o Shorts do YouTube, o aplicativo decidiu transformar todos os vídeos publicados na plataforma em Reels.

Desde então, qualquer gravação passou a ser encontrada pela ferramenta de busca, possibilitando fazer um remix de qualquer vídeo público.

Ainda no mesmo mês, com o aumento da entrega de vídeos, que passaram a dominar o feed do aplicativo, a hashtag “Make Instagram Instagram Again” viralizou nas redes. A campanha teve bastante repercussão, mas ganhou de fato um reforço de peso quando celebridades como Kylie Jenner e Kim Kardashian também decidiram compartilhá-la em suas redes.

Saiba copiar o link do perfil no Instagram (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)
Saiba copiar o link do perfil no Instagram (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

Na contramão de todas essas mudanças, em outubro, o TikTok decidiu implementar um recurso na plataforma focado em imagens estáticas. Chamado de Modo Foto, ele permite que o usuário crie um carrossel de fotos que vão sendo mostradas automaticamente.

Ainda que a plataforma não tenha se pronunciado sobre o assunto, o momento para essa mudança foi bastante oportuno. Com um público cada vez mais órfão de aplicativos de fotos, o TikTok parecia ter planos de querer suprir esse espaço.

Uma briga que, se as mudanças anunciadas por Mosseri para o Instagram realmente se concretizarem, tem tudo para ser bem intensa.

Com informações: The Verge

Relacionados

Relacionados