WhatsApp testa função que compartilha fotos sem nenhuma perda de qualidade

Função encontrada no WhatsApp beta permite compartilhar imagens sem aplicar compressão, recurso útil para quem precisa de máxima qualidade

Emerson Alecrim
Por

Compartilhar fotos pelo WhatsApp é uma prática comum. Mas existe um problema: o aplicativo comprime a imagem para diminuir o tamanho do arquivo. Se por um lado isso facilita a transmissão, por outro, pode prejudicar a qualidade da imagem. Felizmente, um novo recurso deve permitir que fotos sejam transmitidas sem nenhum tipo de compressão.

Logotipo do WhatsApp
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp já tem ajustes para qualidade de fotos. Nas configurações do aplicativo, você pode escolher entre Economia de Dados, que aplica uma compressão mais profunda, e Qualidade Alta. Por padrão, o mensageiro vem configurado com a opção Automática, que define a qualidade com base no estado da conexão atual.

Mas, mesmo com a opção Qualidade Alta ativada, existe algum nível de compressão de imagem. Para quem quer ou precisa usufruir da foto compartilhada com o máximo de qualidade, isso pode ser um problema.

Fotos em qualidade original no WhatsApp

O WABetaInfo, veículo especializado no mensageiro, conta ter descoberto uma configuração que adiciona mais opções de qualidade de imagem. O recurso foi encontrado no WhatsApp beta para Android (versão 2.23.2.11).

As capturas de tela mostram que há um botão na área de edição de imagens que permite ao usuário selecionar rapidamente a qualidade da foto. Uma das opções é o envio da imagem em sua qualidade original, ou seja, sem nenhum nível de compressão.

Apesar de a nova função estar em teste no Android, a novidade também deve chegar ao WhatsApp para iOS.

Função para escolha de qualidade da foto no WhatsApp beta (imagem: WABetaInfo)
Função para escolha de qualidade da foto no WhatsApp beta (imagem: WABetaInfo)

Chega quando?

Ninguém sabe ao certo. É comum o WhatsApp testar recursos novos por algum tempo antes de sua efetiva implementação. Parece ser o caso. Pode acontecer até de o serviço desistir do recurso ainda na fase de testes.

Mas, como estamos falando de uma opção que vai agradar a muitos usuários, há boas chances de que o envio de fotos em qualidade original venha a ser um recurso oficial. Essa possibilidade ganha força se levarmos em conta que o Telegram permite envio de imagens sem perda de qualidade há muito tempo.

Enquanto isso, é possível recorrer a alguns macetes para enviar fotos e vídeos pelo WhatsApp com qualidade original ou pouca compressão.

Relacionados

Relacionados