Mod do PlayStation 2 o deixa menor que a versão Slim

Console da Sony fica sem leitor de DVD, mas consegue ler os jogos diretamente de um microSD; mod foi feito como um projeto pessoal e não está a venda

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 9 meses
O mod de PlayStation 2 em cima do Slim (Imagem: YouTube / Macho Nacho Productions)

A comunidade de fãs de jogos retrôs criou mais um projeto bastante interessante, desta vez para quem curte o PlayStation 2. Assim, a brincadeira transforma o console da Sony, o deixando quase com a metade do tamanho do modelo Slim. Contudo, foi necessário remover o leitor de DVD, fazendo com que o sistema rode os jogos a partir de um cartão microSD. O estilo é um dos principais destaques da novidade.

Para chegar na versão desse tamanho, o modder conhecido como Wesk teve que planejar bem antes de colocar a mão na massa. Primeiramente, ele precisou criar peças impressas em 3D, como a carcaça e o botão de energia.

Em seguida, o usuário pegou um PlayStation 2 Slim de modelo SCPH-790XX, pois este é o único que tem uma placa-mãe relativamente pequena para ser usada neste projeto. Entretanto, mesmo assim há a necessidade de realizar cortes e fazer soldagens. O que é indicado exclusivamente para quem sabe bem o que está fazendo.

Continuando com a intenção de manter o sistema o menor possível, o modder removeu o leitor de DVD para encaixar todo o conteúdo dentro de uma carcaça transparente estilosa.

Por fim, para garantir que o PS2 Ultra Slim (nome que Wesk deu para a modificação) leia jogos, ele incorporou a funcionalidade MX4SIO. Ela permite que o console rode imagens de games de backup diretamente de um cartão microSD.

O projeto exige bastante conhecimento de quem for modificá-lo, mas não é perfeito. No vídeo abaixo, o youtuber menciona que um dos pontos negativos é a compatibilidade de títulos, já que o software ainda precisa de ajustes.

PS2 ainda é o console mais vendido de todos os tempos

O PlayStation 2 foi lançado em 4 de março de 2000 e vendeu 155 milhões de unidades ao redor do mundo. Muitos gamers o consideram até hoje como o melhor console de todos os tempos, oferecendo uma biblioteca massiva que mescla diferentes gêneros.

Ele mantém o primeiro lugar de videogame mais vendido, na frente do Nintendo DS (com 154 milhões) e do Game Boy (com 118 milhões).

Sua popularidade foi tão gigantesca que a Sony parou de oferecer suporte ao sistema apenas em 2018.

PlayStation 2 (Imagem: Unsplash / Denise Jans)
PlayStation 2 (Imagem: Unsplash / Denise Jans)

Durante sua trajetória, verdadeiros clássicos nasceram na plataforma. Metal Gear Solid 3: Snake Eater, por exemplo, trouxe o máximo em narrativa e espionagem, consolidando de vez o nome de Hideo Kojima para o público.

A série Guitar Hero nasceu nesse videogame, criando uma franquia de sucesso, que consequentemente trouxe concorrentes como Rock Band. Outras IPs também surgiram no PS2, como Sly Cooper, Ratchet & Clank e Kingdom Hearts.

É claro que não podemos esquecer nomes fortes que marcam presença até hoje nos consoles da empresa japonesa com exclusividade. God of War revitalizou o gênero hack ‘n slash, enquanto Shadow of the Colossus trouxe uma aventura de proporções épicas amada até hoje.

Para encerrar, há quem consiga definir seu relacionamento com o sistema em três letras: GTA. A franquia viu a sua popularidade subir a patamares inéditos com San Andreas e Vice City, verdadeiros clássicos do mundo aberto.

Com informações: RetroRGB.

Receba mais sobre PlayStation 2 (PS2) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados