Celulares Motorola ganham Pasta Segura e outros recursos de segurança

Moto Secure reúne configurações de segurança e encorpa a proteção dos celulares da Motorola com a Pasta Segura e as novas opções da tela de bloqueio e rede

Bruno Gall De Blasi
Por
Motorola revela Moto Secure para deixar celulares mais protegidos (Imagem: Divulgação/Motorola)
Motorola revela Moto Secure para deixar celulares mais protegidos (Imagem: Divulgação/Motorola)

Segurança é coisa séria. Pensando nisso, a Motorola preparou uma nova plataforma para controlar as ferramentas de proteção e privacidade em seus celulares: o Moto Secure. Além de reunir as configurações nativas, a solução agrega recursos inéditos aos smartphones, como a Pasta Segura e outras técnicas para deixar a tela de bloqueio mais resistente.

O projeto reforça as funções de proteção nativas do Android 13. E parte dessa melhoria vem do novo aplicativo, que reúne todas as definições em um único lugar, facilitando o acesso às definições.

Isto significa que os usuários não precisam acessar todos os menus das configurações do sistema só para administrar as permissões de aplicativo, por exemplo. Basta abrir o Moto Secure para controlar estas e outras definições com poucos toques na tela.

A novidade ainda traz outros benefícios, como a Pasta Segura.

Pasta Segura protege apps de banco e afins

Similar ao recurso encontrado em celulares da Samsung, a Pasta Segura oferece uma camada extra de proteção aos aplicativos. Ao levá-los para dentro da instância limitada, apenas quem possui a senha poderá acessá-los.

Esta senha é exclusiva e diferente da credencial usada para desbloquear a tela do celular.

A pasta ainda oferece a opção para ser ocultada ou disfarçada com ícone e nome diferentes para despistar bisbilhoteiros e criminosos.

Todo esse aparato dá mais proteção a softwares sigilosos, como aplicativos de banco. Afinal, além de esconder o app, os criminosos terão de descobrir mais uma senha que será solicitada antes de inserir as credenciais da conta corrente.

Moto Secure embaralha teclado numérico da tela de bloqueio (Imagem: Divulgação/Motorola)
Moto Secure embaralha teclado numérico da tela de bloqueio (Imagem: Divulgação/Motorola)

Motorola reforçou a tela de bloqueio

A Pasta Segura já é um bom caminho para resguardar informações sensíveis. Mas, para torná-la efetiva, é preciso começar pelo começo: a tela de bloqueio.

Segundo a Motorola, a solução vai agregar novas configurações para evitar acessos indesejado. É o caso de uma solução que vai embaralhar o layout do teclado numérico na hora de digitar o PIN, para que nenhum bisbilhoteiro descubra a sua senha.

Os usuários também poderão impedir que terceiros, sem a senha ou biometria, desativem o Wi-Fi, Bluetooth, GPS e afins.

Também há espaço para aprimorar as conexões. Neste caso, o Moto Secure vai trazer opções para reforçar a proteção do Wi-Fi, incluindo uma lista de bloqueio e uma solução para verificar o nível de segurança da rede.

Outra novidade fica pela possibilidade de bloquear o acesso a apps críticos em conexões abertas. Por fim, também será possível desativar o 2G para evitar as vulnerabilidades da rede móvel.

Por enquanto, apenas os proprietários do Moto G53 e G73 terão acesso à novidade. Mas a Motorola confirmou que o Moto Secure chegará aos aparelhos antigos com a atualização para o Android 13.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados