Menu Iniciar travando no Windows 11 ou 10? A Microsoft ensina o que fazer

Falha na API do Office causa problemas para usar o menu Iniciar e a busca do Windows 11 e Windows 10; a Microsoft já está investigando o incidente

Bruno Gall De Blasi
Por
Windows 11
Windows 11 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

Microsoft começou a investigar um bug que impede o uso do menu Iniciar no Windows 11 e 10. É o que aponta um comunicado divulgado nesta terça-feira (24), que menciona uma falha envolvendo aplicativos que utilizam a API do Office. O problema também causa contratempos em apps, como o Microsoft Teams e Outlook, mas a companhia deu uma solução prévia para o incidente.

Os primeiros relatos surgiram no dia 18. Na ocasião, o BleepingComputer reportou que os usuários atingidos pelo bug pressionavam o botão Iniciar, mas o menu não aparecia, impedindo o acesso a alguns aplicativos.

Também havia queixas relacionadas à busca do sistema, mesmo quando acionada pelo comando Windows + S, e sobre a ativação de apps da suíte Microsoft 365 pelo Azure Active Directory (Azure AD). No segundo caso, o problema impediu a sincronização do calendário do Outlook.

Felizmente, após as reclamações, a Microsoft reconheceu a falha.

Em um comunicado com o título “Menu Iniciar, Windows Search e aplicativos UWP podem ter problemas para abrir”, a empresa informou que está investigando a situação que é causada pela API do Office utilizada por apps de terceiros, como o ClickShare, desenvolvido pela Barco.

Mas enquanto o problema do Windows 11 e 10 não é resolvido, a empresa deu uma alternativa para contornar o problema até liberar uma nova atualização.

Falha impede o uso do menu Iniciar (Imagem: Divulgação / Microsoft)
Falha impede o uso do menu Iniciar (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Microsoft oferece solução temporária para a falha

As informações partem de um outro aviso, publicado na mesma semana. Na nota, a Microsoft chamou a atenção aos usuários de apps que utilizam a API do Office, como o ClickShare, que podem causar problemas no Windows Shell.

O primeiro passo é ler o procedimento do comunicado atentamente. Depois, é só baixar os scripts para resolver a falha, acessar a pasta do download e rodar o comando pelo PowerShell, conforme orientado pela desenvolvedora.

A Microsoft ainda recomendou reverter a instalação, desinstalar ou atualizar o ClickShare para interromper o comportamento inesperado do Windows 11 e 10 caso o usuário esteja com a versão v4.27.0.x no computador.

A Barco, por sua vez, orientou a instalação do ClickShare 4.27.2 ou superior para contornar a falha.

Se você é usuário do aplicativo e o problema ainda não aconteceu com você, a responsável pelo Windows ofereceu duas dicas para evitar a aparição do defeito:

  • Certifique-se de que o ClickShare v4.27.0.x não está em execução. Depois, desabilite a integração do calendário para impedir que o problema ocorra;
  • Evite que os aplicativos sejam executados na inicialização ou configure os aplicativos para Iniciar sob demanda.
Incidente impede o acesso até mesmo pelo atalho de teclado (Imagem: Tadas Sar/ Unsplash)
Incidente impede o acesso até mesmo pelo atalho de teclado (Imagem: Tadas Sar/ Unsplash)

Falha do Windows 11 e 10 está sendo investigada

O procedimento informado pela Microsoft oferece um caminho para manter o uso desses aplicativos, caso sejam realmente importantes para você e a sua empresa.

Todavia, este problema deve ser solucionado em breve. Afinal, a Microsoft já está investigando o incidente e prometeu liberar uma atualização.

No alerta, tanto a Microsoft quanto a Barco ofereceram mais detalhes sobre o incidente. Neste caso, a desenvolvedora do Windows ressaltou que o dispositivos afetados “podem ter chaves de registro ou dados danificados que podem afetar aplicativos que usam APIs do Microsoft Office”.

De acordo com a Barco, o bug na API do Office remove as permissões dos pacotes de aplicativos do registro “HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\User Shell Folders”.

O problema atinge as seguintes versões do Windows:

  • Windows 11: versões 22H2 e 21H2;
  • Windows 10: versões 22H2, 21H2 e 20H2.

Não há relatos de incidentes causados pelo bug na API do Office entre os usuários do Windows Server.

Com informações: BleepingComputer (1 e 2), Barco e Microsoft (1 e 2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados