Windows 11 22H2 será instalado à força em PCs com versões anteriores

Microsoft quer garantir a proteção e o suporte para seus usuários; novidade já pode ser baixada pela maioria, mas podem ocorrer dificuldades de compatibilidade

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 5 meses
Windows 11
Windows 11 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

A Microsoft deu início às instalações forçadas da atualização 22H2 do Windows 11 em máquinas com a versão 21H2 do sistema operacional. Isso porque a companhia de Redmond quer se certificar de que os usuários vão continuar com o suporte e a segurança que a marca oferece. Além disso, quem quiser realizar o update, pode fazê-lo diretamente pela página de configurações.

O fim do suporte (EOS) para máquinas que têm o Windows 11 21H2 vai ocorrer no dia 10 de outubro de 2023. Sendo assim, ao liberar o update automático, a Microsoft afirma que quer garantir o apoio aos sistemas.

Na quinta-feira (26), começamos a atualizar automaticamente os dispositivos de consumo e os de negócios não gerenciados que executam as edições Windows 11, versão 21H2 Home e Pro para o Windows 11, versão 22H2.

A empresa ressaltou que segue esse procedimento desde o Windows 10, com o intuito de ajudar a manter os usuários seguros e com todo o apoio da marca. “Estamos utilizando essa mesma abordagem para o Windows 11 para ajudá-lo a permanecer protegido e produtivo”, relatou o comunicado da Microsoft.

Por outro lado, computadores que rodam Windows em ambiente corporativo e estão sob Active Directory (Windows Professional e versões acima) não serão atualizados à força.

Em suma, se você tem um PC com Windows 11 21H2, pode ser que o update já tenha até se iniciado. Entretanto, não são todas as máquinas que receberão a novidade ao mesmo tempo. A companhia de Redmond disse que começará pelos sistemas que estão há mais tempo com a versão anterior.

Gerenciador de Tarefas do Windows 11 permite filtrar programas abertos / Microsoft / Divulgação
Homem usando notebook com Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Como atualizar o Windows 11

  1. Abras as configurações de seu computador;
  2. Clique em “Windows Update”;
  3. Selecione “Verificar se há atualizações”;
  4. Por fim, se a versão 22H2 do Windows 11 aparecer, clique nela para iniciar o processo.

A Microsoft oferece essa alternativa para quem não deseja esperar pela novidade surgir automaticamente. É possível que sua máquina já esteja liberada para recebê-la, então vale a tentativa.

Driver da Intel pode travar atualização

A companhia afirmou que pode ocorrer um bloqueio do update em situações de incompatibilidade no computador. Ou seja, nem tudo são flores.

Segundo o Bleeping Computer, o único problema encontrado desse tipo até agora é uma inconsistência relacionada a drivers específicos do intel Sound Smart Technology (Intel SST) em processadores de 11º Gen Core da marca. Como resultado, isso pode trazer telas azuis da morte, o que não seria nada agradável. Por causa disso, a Microsoft decidiu barrar a atualização do Windows 11 22H2 nessas máquinas.

Ao que tudo indica, é preciso garantir o update desses drivers para as versões 10.30.00.5714 e 10.29.00.5714 ou posteriores.

Vale destacar que depois de atualizar os drivers, pode ser necessário aguardar até 48 horas para que a dona do Windows libere o 22H2 para o computador.

Se você não quer receber novidades sem sua permissão, é bom saber como desativar as atualizações automáticas do Windows 11.

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados