Windows 11 expande suporte para trazer mais widgets ao seu PC

Microsoft permite que desenvolvedores criem widgets dos seus próprios aplicativos para Windows 11; a atualização ainda não foi liberada para todos os usuários

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 5 meses
Notebook com Windows 11 e Menu Iniciar aberto (imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)
Windows 11 (imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

A lista de widgets do Windows 11 vai ficar mais completa. Nesta quarta-feira (25), a Microsoft liberou a versão 1.2 do Windows App SDK, que oferece aos desenvolvedores a possibilidade de criar suas próprias ferramentas para a barra lateral do sistema operacional. A atualização experimental já está disponível para participantes do Windows Insider.

Segundo a Microsoft, a novidade deu as caras na compilação 25284 que já está sendo distribuída no canal Dev.

A principal novidade gira em torno do Windows App SDK 1.2, que permite a criação de widgets para aplicativos de terceiros, assim como no macOS.

O Messenger, do Facebook, é um dos primeiros programas a aproveitar a novidade. Com a nova versão do aplicativo, os usuários podem incluir um widget para verificar prévias das mensagens mais recentes, como na tela inicial de celulares Android.

Até o acesso ao recurso é simples. Segundo a Microsoft, os usuários com a compilação 25284 só precisam atualizar o aplicativo pela Microsoft Store. Depois, basta entrar no quadro de widgets, clicar no ícone de “+” e selecionar a ferramenta do Messenger.

Microsoft libera a criação de widgets por terceiros no Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Microsoft libera a criação de widgets por terceiros no Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Vincular ao Celular ganha widget no Windows 11

A atualização dá um reforço à barra de widgets que pertencia ao Windows Vista e 7, mas que depois foi removida no Windows 8. Agora, a Microsoft está trazendo o quadro de volta no Windows 11.

Mas esta não é a única mudança. Além de liberar o acesso para apps de terceiros, a Microsoft também introduziu um widget para o Vincular ao Celular, conforme apontado pelos usuários do Twitter PhantomOcean3 e alex290292.

Pelo tweet, a dupla revelou que a novidade deu as caras na versão 1.23011.73.0 do app Vincular ao Celular. Aparentemente, o novo widget vai oferecer informações e acesso à funções do celular pareado, como ligações, mensagens, notificações e afins.

O recurso, no entanto, está limitado aos usuários com a build 25284 instalada neste primeiro momento.

Não há previsão de lançamento das novidades para usuários da versão estável do Windows 11.

Vincular ao Telefone vai ganhar widget no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Twitter)
Vincular ao Telefone vai ganhar widget no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Twitter)

Com informações: Microsoft e Gizmochina

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados