Xiaomi 12 Lite NE é aprovado em certificação da Anatel

Novo smartphone da fabricante chinesa é a versão internacional do Xiaomi Civi 2; celular possui “Dynamic Island” e será outra opção acessível da linha 12

Felipe Freitas Everton Favretto
Por e
Xiaomi Civi 2 terá notch em forma de pílula (Imagem: Divulgação)
Xiaomi 12 Lite NE tem notch em forma de pílula (Imagem: Divulgação)

A Xiaomi já pode vender um novo smartphone no Brasil. O Xiaomi 12 Lite NE foi homologado na Anatel e está pronto para ser lançado no país. Este modelo é a versão global do Xiaomi Civi 2, lançado em setembro do ano passado na China.

O Xiaomi 12 Lite NE tem um notch que chama a atenção. A marca optou por instalar as duas câmeras de selfie e outros sensores em um entalhe com formato de pílula, que estreou nos celulares da Huawei mas ganhou fama com o Dynamic Island da série iPhone 14 Pro. Contudo, ele não possui uma integração com o sistema tal qual o usado pela Apple — o notch do Xiaomi 12 Lite NE é só para alocar os equipamentos.

Xiaomi 12 Lite NE é homologado pela Anatel

Como esperado de todo smartphone com “Lite” no nome, este modelo é uma versão mais básica da linha Xiaomi 12. Na verdade, o nome só foi escolhido por questões de brading. Xiaomi Civi 2 funciona para a China, mas não nos mercados internacionais.

É mais fácil vender o smartphone intermediário associando com a série Xiaomi 12 do que convencer o público do resto do mundo a comprar uma linha nova. Um dos fatores positivos desse modelo é o suporte para 5G. Essa conexão é fornecida pelo chip Snapdragon 7 Gen 1, lançado em 2022 e fabricado no processo de 4 nm da Samsung.

Xiaomi Civi 2 (Imagem: Divulgação)
Xiaomi Civi 2 chega para o resto do mundo como Xiaomi 12 Lite NE (Imagem: Divulgação)

Ao lado do Dimensity 1050, o Snapdragon 7 Gen 1 é uma das principais opções de chips intermediários. O hardware da Qualcomm foi apresentado destacando o desempenho em jogos, o que pode agradar quem busca aparelho para esse fim. Há modelos com 8 GB ou 12 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento.

Câmeras prometem bom desempenho

Xiaomi Civi 2 (Imagem: Divulgação)
Xiaomi 12 Lite NE possui duas câmeras para selfie(Imagem: Divulgação)

Como dito lá no início, o Xiaomi 12 Lite NE possui duas câmeras para selfie: ambas com 32 MP — porém, uma é ultra-angular.

No conjunto traseiro, a câmera principal possui 50 MP e é acompanhada de mais dois sensores: ultra-angular de 20 MP e macro de (2 MP). Nenhuma surpresa na resolução da lente macro. Se até smartphones mais premium mantém uma configuração ruim para esse tipo de câmera, é até incrível ver que ela não foi removida do Xiaomi 12 Lite NE.

Na parte da bateria, o smartphone chega com um equipamento de 4.500 mAh e suporte para carregamento rápido de 67 W. Segundo a Xiaomi, a bateria é carregada completamente em 40 minutos.

O Xiaomi 12 Lite NE sai da caixa com Android 12 instalado sob a interface MIUI 13. Não há previsão de quando ele será lançado no Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Everton Favretto

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.

Relacionados