Galaxy S23 será equipado com Snapdragon 8 Gen 2 mais rápido do mundo

Samsung e Qualcomm criaram parceria para lançar chip exclusivo para novos flagships da sul-coreana, Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy terá clock maior que modelo base

Felipe Freitas Paulo Higa
Por e
Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy é chip exclusivo para a Samsung (Imagem: Giovanni Santa Rosa / Tecnoblog)

A Qualcomm lançou um Snapdragon exclusivo para os smartphones Galaxy S23. O Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy é uma evolução do Snapdragon 8 Gen 2, lançado no fim do ano passado. O novo chip da série Galaxy S23 será o mais rápido do mundo, com um clock de 3,36 GHz.

Não é apenas clock elevado o diferencial do Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy. Os smartphones da fabricante sul-coreana serão os primeiros a usar o ISP cognitivo da Qualcomm para melhorar a qualidade das imagens das câmeras — sejam aquelas feitas pelas lentes selfies de 12 MP ou das lentes principais de até 200 MP. O ISP cognitivo (ISP é a sigla, em inglês, para processador de sinal de imagem) foi anunciado com o SD 8 Gen 2, mas nenhum smartphone usava a tecnologia.

Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy é chip exclusivo para a Samsung

Antes do lançamento da série Galaxy S23, leakers afirmavam que a Samsung utilizaria um Snapdragon 8 Gen 2 especial em seus smartphones, com clock maior do que a versão “básica”, lançada em novembro de 2022. Outro acerto dos vazamentos é o valor do clock: 3,36 GHz — contra 3,2 GHz do modelo padrão.

De acordo com a Qualcomm e a Samsung, a GPU Adreno usada pelo Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy recebeu uma melhoria de desempenho e eficiência energética. Segundo a sul-coreana, o aumento na performance da GPU é de 40% em relação ao Snapdragon 8 Gen 1. No anúncio do SD 8 Gen 2, a evolução apresentada foi de 25%.

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

Ainda no assunto jogos, os consumidores que optarem pelos smartphones Galaxy S23 usufruirão da tecnologia Snapdragon Gaming, que traz o ray tracing para os jogos mobile. Somado a essa funcionalidade, o chip traz suporte para as APIs Vulkan.

A fabricação desse chip será realizada pela própria Samsung. Mesmo sem usar o Exynos nos novos celulares, a sul-coreana continuará produzindo “em casa” todos os chips usados na linha Galaxy S23.

Snapdragon for Galaxy acompanha foco nas câmeras

ISP cognitivo "entende" partes da foto para aplicar ajustes
ISP cognitivo “entende” partes da foto para aplicar ajustes (Imagem: Giovanni Santa Rosa / Tecnoblog)

Com o Galaxy S23 Ultra chegando com uma lente de 200 MP, o chip precisa condizer com essa especificação. Ao usar o ISP cognitivo, o smartphone tem suporte para segmentação semântica em tempo real.

Essa ISP da Qualcomm apresenta na pré-visualização qual será o resultado da imagem, sem precisar esperar o pré-processamento. E melhor: a IA do Snapdragon 8 Gen 2 tem um desempenho rápido para identificar os elementos da imagem.

Por exemplo, ao tirar foto de uma praia, a IA reconhecerá sem demora, o que é mar e o que é areia, sabendo o que precisa ajustar e entregando uma imagem otimizada em menor tempo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados