Nubank demite 40 funcionários, mas nega crise interna

Nubank fechou assessoria de investimentos, decisão que culminou na demissão de 40 pessoas; companhia atribui medida a ajustes operacionais

Emerson Alecrim
Por
Cartão do Nubank
Nubank (imagem ilustrativa: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Janeiro terminou com o Nubank desmanchando a sua assessoria de investimentos. Estima-se, com isso, que 40 funcionários perderam os seus empregos. Será que a companhia é mais uma a nadar na onda de demissões que atinge empresas de tecnologia, startups e fintechs? Não parece ser o caso. Não de modo “dramático”.

Dada a proximidade das demissões com a crise nas Americanas, que afetou clientes que têm valores no Nu Reserva Imediata, é de se imaginar que uma coisa tem relação com a outra. Não tem. Os fundos do Nu Reserva Imediata são geridos pela Nu Asset Management, divisão que continua funcionando.

Ao Tecnoblog, o Nubank explicou que decidiu fechar apenas a divisão de assessoria de investimentos, que orientava sobre quais ativos de renda fixa ou variável o cliente poderia investir. Essa divisão foi criada há cerca de um ano, mas atendia apenas a uma pequena parcela dos atuais 70 milhões de clientes da companhia.

De 6 mil a 8 mil funcionários em 2022

A explicação dada pelo Nubank dá a entender que as demissões foram resultado de um ajuste operacional, não de uma crise interna. Para enfatizar esse aspecto, a companhia destacou que, em 2022, o seu quadro de funcionários saltou de 6 mil para 8 mil pessoas, um aumento de 25%. Mais contratações estão previstas para 2023, ainda de acordo com o Nubank.

Esta é a íntegra da nota enviada pela companhia ao Tecnoblog:

O Nubank, como muitas empresas, realiza regularmente ajustes de acordo com as necessidades do negócio e de seus clientes. Depois de uma cuidadosa avaliação, a empresa decidiu encerrar o serviço de Assessoria de Investimentos, que estava disponível para uma pequena parcela de clientes.

Na prática, os clientes seguem com seus recursos devidamente aplicados nos investimentos escolhidos, tendo acesso aos apps Nubank e NuInvest, assim como nossas plataformas de conteúdo, onde podem obter extenso material sobre investimentos e educação financeira.

Com isso, os funcionários deste departamento específico foram desligados. O quadro de funcionários do Nubank aumentou de 6 mil para 8 mil funcionários em 2022, e, conforme já anunciado, a empresa segue contratando, no ritmo adequado para seus planos de negócios em 2023.

Note que a companhia não confirmou o número de demitidos. No entanto, informações que circulam no mercado dão conta de que 40 pessoas foram afetadas pela decisão.

Vale lembrar que o Nubank também realizou algumas demissões em dezembro de 2022. Na ocasião, cerca de 20 pessoas perderam o emprego. Questionada a respeito, Cristina Junqueira, cofundadora da fintech, explicou no Instagram que as demissões foram um efeito de pequenos ajustes operacionais.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados