iPhone 11 e 7 lideram ranking de celulares usados mais vendidos no Brasil; confira o top 50
Lista é dominada por Apple e Samsung; companhia de celulares seminovos aponta o preço como fundamental na escolha do consumidor

Lista é dominada por Apple e Samsung; companhia de celulares seminovos aponta o preço como fundamental na escolha do consumidor
A Trocafone, empresa de comércio de celulares, divulgou uma lista com os 50 smartphones seminovos mais vendidos no Brasil em 2022. Cerca de 120 mil aparelhos encontraram novos donos apenas no primeiro semestre do ano, oferecendo opções mais em conta para os usuários. A Apple liderou o interesse dos brasileiros na área, com 7 de seus telefones no top 10.
Ao se deparar com as informações, é fácil notar a preferência do povo brasileiro no ramo de smartphones. As marcas Apple e Samsung disputam a atenção dos usuários, marcando presença nos 37 primeiros lugares com seus mais diferentes modelos. A primeira marca fora a americana ou a sul-coreana a aparecer é a chinesa Xiaomi com o Redmi Note 8 na posição de número 38.
No entanto, este é o único gadget da lista que não tem a nomenclatura iPhone ou Galaxy.
Segundo a Trocafone, a busca por telefones usados se dá principalmente por causa do preço. O iPhone 7 ou o 11, por exemplo, podem ser encontrados com preços a partir de R$ 700 e R$2 mil. Algo muito mais barato do que suas versões novas ou modelos mais recentes.
De acordo com Guille Freire, CEO da companhia, os consumidores brasileiros têm a “necessidade de estarem sempre hiperconectados, e a grande maioria troca em média de celular a cada 24 ou 36 meses, entretanto, os altos preços têm gerado dificuldade para que o público consiga ter qualidade sem mexer de forma exorbitante no bolso”.
Essa é uma forma de manter a novidade em mãos sem precisar pagar muito a mais por isso, já que os aparelhos são revisados antes de serem vendidos.
A lista engloba apenas o mercado nacional e foi divulgada pela própria Trocafone. Nela, é possível notar a forte presença da maçã nas primeiras posições. Curiosamente, o líder é um aparelho lançado em 2016. No review do iPhone 7, o Tecnoblog achou que ele é apenas interessante para quem precisa se manter no ecossistema da Apple.