OnlyOffice 7.3 traz vários recursos para enfrentar Microsoft 365 e LibreOffice

OnlyOffice 7.3 tem editor de textos, planilhas, apresentações e formulários; pacote é gratuito e tem código-fonte aberto

Emerson Alecrim
Por
OnlyOffice 7.3 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
OnlyOffice 7.3 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O nome LibreOffice é o mais lembrado quando o assunto é suíte de escritório gratuita. Mas há outras opções interessantes. Uma delas é o OnlyOffice 7.3. Anunciada nesta semana, essa versão traz formulários avançados, proteção estendida para documentos e, claro, ferramentas que disputam espaço com o Microsoft 365 (Office).

O OnlyOffice oferece editor de textos, planilhas, apresentações e formulários. Basta abrir o software e escolhe o tipo de documento que você quer criar. Por padrão, cada documento aberto funciona como uma aba dentro do OnlyOffice, da mesma forma como podemos abrir várias páginas em um navegador.

É claro que você também pode abrir arquivos do Microsoft 365 aqui, como documentos DOCX (Word) e PPTX (PowerPoint). Em um teste rápido para esta notícia, não notei perda de formatação ou falha na abertura de arquivos nesses formatos.

Além disso, há um bom conjunto de recursos para edição de textos, planilhas e slides no OnlyOffice. É possível até criar uma conta no OnlyOffice online para ter integração com as nuvens.

Esses detalhes tornam a suíte uma opção para usuários domésticos que precisam de uma pacote de produtividade, mas não querem pagar uma licença por isso.

As novidades do OnlyOffice 7.3

O OnlyOffice 7.3 traz um conjunto de pequenas melhorias. Uma delas é a proteção estendida de documentos. O recurso permite proteger textos com senha e só liberar determinados tipos de ações, como leitura, comentários ou preenchimento de formulários.

Proteção avançada no OnlyOffice (imagem: divulgação/OnlyOffice)
Proteção avançada no OnlyOffice (imagem: divulgação/OnlyOffice)

Falando em formulários, a novidade permite criar versões avançadas desse tipo de conteúdo. Por exemplo, é possível configurar cores facilmente em campos para facilitar o preenchimento pelo usuário. Também há campos pré-prontos para criação rápida de formulários. Entre eles estão CEP, data e hora, e cartão de crédito.

Outra novidade é a disponibilização de vários tipos de elementos SmartArt em textos, planilhas e apresentações. Esses elementos são formas pré-prontas que facilitam a compreensão do conteúdo. Entre os tipos de SmartArts estão listas, ciclos, hierarquias e pirâmides.

Inserção de SmartArt (imagem: divulgação/OnlyOffice)
Inserção de SmartArt (imagem: divulgação/OnlyOffice)

No editor de planilhas, agora é possível adicionar links entre várias delas com um simples copiar e colar. Outra avanço é o Watch Window, que permite inspecionar fórmulas ou resultados em planilhas grandes sem ser necessário rolar a tela para isso.

O editor de textos agora permite que equações sejam criadas com o uso de sintaxe Unicode ou LaTeX. Já a ferramenta de apresentações ganhou um modo de “colar especial” que permite inserir slides com a formatação de origem ou com o tema do documento atual.

Watch Window em planilha (imagem: divulgação/OnlyOffice)
Watch Window em planilha (imagem: divulgação/OnlyOffice)

OnlyOffice 7.3: baixe agora

O OnlyOffice 7.3 para uso doméstico já está disponível. Note que há versões para Windows, Linux e macOS. Também há aplicativos para Android e iOS.

A suíte tem código aberto e é gratuita para uso pessoal. Porém, há versões para uso corporativo ou para desenvolvedores que exige pagamento de licenças. Elas trazem recursos incrementais, como execução em servidores próprios, criptografia ponta a ponta e ferramentas de colaboração.

Vale destacar que, também nesta semana, o LibreOffice 7.5 foi lançado oficialmente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados