Bug no Windows 10 obriga usuários a testarem assinatura do Microsoft 365

Usuário divulgou que instalação do Windows 10 forçava o uso período de testes do Microsoft 365; outros consumidores relatam que problema surgiu no início de fevereiro

Felipe Freitas
Por
Microsoft 365 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Microsoft 365 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O Windows 10 está apresentando um bug que força o usuário a se inscrever no período de testes do Microsoft 365. Para participar do trial do serviço é obrigatório colocar os dados do cartão de crédito. O problema não-intencional, de acordo com uma fonte da Microsoft, foi causado pela inversão das strings dos botões de aceitar e recusar a proposta.

Explicando de maneira simplificada, a string é um termo usado na programação para se referir a dados que representam textos. No caso citado, a build do Windows 10 usada pela OEM trocou os textos dos botões “Não, obrigado” e “Testar gratuitamente”. Ou seja, este último botão é que pula a assinatura de testes do Microsoft 365.

Bug no Windows acontece há uma semana

A publicação do bug por um usuário do Reddit no r/Windows10 viralizou o problema. Todavia, há outros relatos nos comentários do tópico e em outro subfórum da rede social. Todos esses casos surgiram após o início de fevereiro e parecem acontecer somente no Windows 10 Home.

De acordo com o Windows Latest, uma fonte da Microsoft confirmou que o problema foi a troca das strings dos botões. Logo, quando o consumidor clicar em “Testar gratuitamente”, ele acabará pulando a oferta do período de testes. A fonte, que pediu anonimamente, afirma que é um problema não intencional. Até o momento, não há relatos de que o erro foi solucionado.

Botões estão com textos trocados na configuração do Windows 10 (Imagem: Reprodução/Reddit)
Botões estão com textos trocados na configuração do Windows 10 (Imagem: Reprodução/Reddit)

No Reddit, alguns usuários da rede social comentaram que poderia ser um problema de tradução da versão OEM. E claro, há que garanta que foi intencional. Porém, existem maneiras mais “práticas” de forçar o erro do usuário — como criar um design mais confuso.

O usuário que publicou o problema no r/Windows10 contou que logo depois do início do período de testes, ele cancelou a assinatura gratuita. Assim, ele evitou que fosse cobrado em caso de esquecimento do fim dos testes.

Microsoft amplia publicidade de seus serviços

Windows 11
Windows 11 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

É fácil entender o porquê de algumas pessoas acreditarem que a Microsoft fez a inversão de propósito. A empresa está trabalhando em novas maneiras de divulgar os seus produtos.

No próprio Windows 10 a Microsoft divulgou anúncios de seu serviços. O Windows 11 também deve receber versões com publicidade para reduzir o preço do sistema operacional ou oferecer uma versão grátis.

Com informações: BleepingComputer e Windows Latest

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados