Status do WhatsApp ganha mensagem de voz e novas configurações de privacidade

Plataforma anunciou um pacote de atualizações dos Status; novidades chegam para todos os usuários ao longo das próximas semanas

Paula Alves
Por
• Atualizado há 5 meses
Logotipo do WhatsApp
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Nesta terça-feira (7), o WhatsApp anunciou uma série de atualizações dos Status, o recurso da plataforma que funciona como os Stories do Instagram. Entre as novidades divulgadas estão a implementação de mensagens de voz, configurações de privacidade e reações rápidas com emojis às publicações.

O Status de áudio do WhatsApp, recurso descoberto ainda em julho do ano passado, permite que o usuário grave e compartilhe uma mensagem de voz de até 30 segundos. A gravação em questão pode ser postada sozinha, dispensando foto ou texto e utilizando apenas uma cor padrão de fundo.

A ideia da ferramenta é que ela facilite a vida de quem se sente mais confortável falando do que escrevendo, e funcione também como um recurso que o usuário pode usar para mandar mensagens rápidas para seus contatos do aplicativo.

Se a ideia, no entanto, é compartilhar esse áudio – ou até mesmo uma foto, texto ou GIF – com alguma pessoa específica, agora o WhatsApp também permite que o usuário escolha quais de seus contatos podem ver cada uma de suas publicações.

Essas configurações de privacidade podem ser alteradas a cada nova postagem, mas a seleção do público mais recente é a que fica salva e e é utilizada como padrão em seu próximo Status.

Status do WhatsApp ganha mensagem de voz e configurações de privacidade / Divulgação / WhatsApp
Novidades do WhatsApp Status (Imagem: Divulgação / WhatsApp)

Outra mudança anunciada pela plataforma diz respeito às reações rápidas às publicações.

Na prática, isso quer dizer que ao visualizar o Status de um amigo, o usuário agora pode deslizar seu dedo para cima na tela e escolher, entre oito emojis disponíveis, qual deles representa melhor sua reação àquele compartilhamento.

Afora os emojis, a pessoa ainda pode responder para o contato utilizando texto, mensagem de voz ou até mesmo uma figurinha de sua escolha.

Além de todas essas novidades, o WhatsApp também implementou um círculo colorido, que fica ao redor da foto de perfil da pessoa e indica quando ela tem uma nova atualização de Status.

Isso quer dizer que durante o uso do aplicativo, mesmo que o usuário não abra a aba da ferramenta, ele consegue descobrir quais dos seus contatos fizeram uma postagem. E, diante disso, escolher visualizá-la ou não.

Por fim, a plataforma também anunciou que todo link publicado nos Status agora mostrará uma prévia do conteúdo da URL. A mudança visa melhorar a aparência da ferramenta e fazer com que o usuário tenha uma ideia mais direta do que ele irá encontrar ao clicar no link.

De acordo com o WhatsApp, as atualizações estarão disponíveis para todos os usuários ao longo das próximas semanas.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados