Google Chrome para PC vai proteger suas senhas com biometria

Atualização para o Google Chrome vai oferecer uma camada extra e praticidade ao acessar o gerenciador de senhas do navegador pelo computador

Bruno Gall De Blasi
Por
Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Google incrementou a segurança do gerenciador de senhas do Google Chrome. Nesta terça-feira (7), a companhia informou que os usuários poderão utilizar a biometria para impedir que outras pessoas acessem as credenciais guardadas no browser. A ferramenta deve ser liberada a todos os usuários do navegador para PCs em breve.

O recurso foi apresentado pelo Google em seu blog oficial.

Na publicação, a gigante das buscas ressaltou que, além dos celulares, será possível utilizar a biometria para inserir senhas em páginas da web. O método de verificação de identidade será solicitado antes de preencher as credenciais em um site.

Ferramenta protege e facilita o acesso ao gerenciador

Tudo isso garante tanto segurança quanto praticidade aos usuários. Afinal, basta utilizar o leitor de digitais do seu computador para que os dados sejam inseridos em formulários de login, por exemplo.

Ao mesmo tempo, somente o proprietário do computador conseguirá visualizar estas informações sigilosas. Similar ao que já acontece com smartphones Android.

Google Chrome vai usar biometria para proteger senhas no PC (Imagem: Divulgação/Google)
Google Chrome vai usar biometria para proteger senhas no PC (Imagem: Divulgação/Google)

Este mecanismo, no entanto, não é exclusivo do Chrome. O 1Password, por exemplo, utiliza a biometria para desbloquear as informações do cofre tanto em computadores quanto em celulares e tablets.

E do meu dia a dia, devo confessar: é esta ferramenta que me ajuda a utilizar o gerenciador de senhas da AgileBits com conforto. Pois ninguém merece digitar senhas aleatórias e complexas toda vez que for acessar, sei lá, o Gmail quando o Google pede para acessar a conta novamente.

Biometria para senhas chegará ao Google Chrome para PC

O Google só não especificou se o recurso funcionará apenas com leitor de impressões digitais ou, também, com mecanismos de reconhecimento facial. Também não está claro se a novidade estará disponível no Linux, macOS e Windows ou se estará limitado a sistemas operacionais específicos.

“Agora, para computadores suportados, estamos adicionando a opção de usar autenticação biométrica (para verificar sua identidade) antes de preencher sua senha salva”, informaram.

A companhia também não informou quando a ferramenta será liberada aos computadores elegíveis. Todavia, o Android Police observou que é possível habilitar a proteção pelo Chrome Flags ao pesquisar por “Biometric Authentication in Settings”, caso não queira esperar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados