Hogwarts Legacy ainda nem foi lançado, mas já virou alvo de cibercriminosos

Cibercriminosos aproveitam a popularidade de Hogwarts Legacy para espalhar malwares em páginas de download falsas; o jogo só será lançado na sexta-feira (10)

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 5 meses
Hogwarts Legacy agora só em 2022 (Imagem: Divulgação/Warner)
Hogwarts Legacy já virou alvo de cibercriminosos para espalhar softwares maliciosos (Imagem: Divulgação/Warner)

Falta muito pouco para o lançamento de Hogwarts Legacy, deixando os fãs de Harry Potter para lá de ansiosos. Enquanto isso, o jogo já ganhou os olhos de cibercriminosos, que estão disponibilizando downloads falsos do software para infectar computadores com malwares. É o que aponta um alerta da Kaspersky divulgado nesta quarta-feira (8).

O aviso gira em torno do jogo que será disponibilizado aos compradores a partir de sexta-feira (10). Na nota à imprensa, a companhia de cibersegurança observou que já encontrou exemplos de sites que oferecem downloads de Hogwarts Legacy para computador.

Estas páginas falsas, no entanto, são usadas para levar ameaças aos usuários. Entre elas, estão os adwares, que entope a tela das vitimas com uma penca de anúncios e que, em alguns casos, torna o computador inutilizável.

Mas também é possível espalhar trojans para roubar informações pessoais dos usuários ao fazer o download desses arquivos.

“Ao baixarem o jogo crackeado, os jogadores na verdade instalam um malware ou software indesejado em seu dispositivo”, ressaltaram.

Vai jogar Hogwarts Legacy? Siga essas dicas para evitar golpes

Diante das ameaças, a especialista em segurança da Kaspersky, Olga Svistunova, orientou a fazer download de jogos apenas em lojas oficiais, como a Steam, que vai vender o título para computadores com Windows.

“Com uma base de fãs tão grande, o jogo se tornou um alvo para os cibercriminosos que procuram lucrar com a popularidade do conto mundialmente famoso”, complementou a especialista.

Também é importante permanecer cético às “ofertas imperdíveis”, especialmente quando o game é oferecido de graça por algum site.

A companhia também ressaltou a importância do uso da autenticação de dois fatores para proteger contas de acessos indesejáveis. Também é necessário utilizar senhas fortes.

E, claro, é preciso esperar o lançamento do jogo, marcado para 10 de fevereiro de 2023, para baixar o jogo.

Ao todo, os usuários conseguem adquirir uma das duas versões do título na pré-venda da Steam: a variante convencional, que custa R$ 249,99, e a edição Deluxe, que está disponível por R$ 299,99.

Receba mais sobre Hogwarts Legacy na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados