Galaxy S20 FE 4G com Snapdragon é atualizado para o Android 13

Samsung distribui a One UI 5 para o Galaxy S20 FE sem suporte ao 5G; todas as variantes do smartphone já contam com o Android 13 disponível

Bruno Gall De Blasi
Por
Samsung Galaxy S20 Fan Edition (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S20 FE (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Samsung atualizou a última variante do Galaxy S20 FE para o Android 13. Nesta quinta-feira (9), a marca sul-coreana disponibilizou a nova versão do sistema operacional com a One UI 5 para a edição do celular com 4G e processador Snapdragon. Com dessa liberação, a fabricante não tem mais nenhum celular da família Galaxy S a ser atualizado para o sucessor do Android 12.

Os primeiros rastros apareceram em um arquivo interno da Samsung acessado pelo Tecnoblog, indicando que o Galaxy S20 FE 4G com Snapdragon foi atualizado para o Android 13. Na nossa Comunidade, o leitor Igor também relatou que recebeu a nova versão do software.

“Passando pra avisar que saiu o Android 13 com a One UI 5 para o S20 FE 4G”, disse na madrugada de quinta-feira (9).

De acordo com a captura de tela publicada no tópico, o pacote pesa cerca de 2 GB e traz o patch de segurança de dezembro de 2022. O mesmo é relatado por um participante do Samsung Members, que recebeu o update no mesmo dia.

Outros usuários comemoraram a disponibilização do Android 13 para o Galaxy S20 FE 4G.

“Chegou”, comemorou uma pessoa no mesmo dia. “Galera, saiu”, comentou mais um proprietário do celular.

“Finalmente, chegou!”, comentou outro usuário.

Vale ressaltar que o update é válido para unidades adquiridas no varejo (ZTO).

Android 13 já está disponível para o Galaxy S20 FE 4G com Snapdragon (Imagem: Reprodução/Comunidade do Tecnoblog)
Android 13 já está disponível para o Galaxy S20 FE 4G com Snapdragon (Imagem: Reprodução/Comunidade do Tecnoblog)

Como atualizar o Galaxy S20 FE 4G?

Normalmente, a Samsung emite uma notificação para informar que há uma nova versão do Android disponível. Mas também é possível fazer uma verificação manual:

  1. Abra as configurações do celular;
  2. Entre em “Atualização de software”;
  3. Toque em “Baixar e atualizar”.

Se o Android 13 estiver disponível, o celular irá alertá-lo para fazer a instalação. Para isto, basta ler as informações atentamente e, em seguida, iniciar o procedimento.

Demorou, mas chegou

A atualização para o Galaxy S20 FE com Snapdragon dá fim a uma saga iniciada na última semana de dezembro.

Na época, a Samsung liberou a atualização tanto para o Galaxy S21 FE quanto para o Galaxy S20 FE. Mas apenas os proprietários das unidades com o chip Exynos puderam atualizar o smartphone até então.

Esta decisão causou inúmeras reclamações de proprietários do celular, pois não era possível instalar o Android 13 nos modelos com Snapdragon.

Um mês depois, a Samsung começou a distribuir a One UI 5 para o Galaxy S20 FE com Snapdragon. Mas havia um porém: dessa vez, a atualização era exclusiva para as unidades com 5G.

Com a estreia de hoje, a marca sul-coreana encerrou o ciclo. Mas aí fica a dúvida: se a atualização já estava disponível no exterior, por que demorou tanto para chegar ao Brasil?

Além disso, por que a atualização veio com as correções de segurança de dezembro? Não era melhor liberá-la com o patch de fevereiro de 2023, deixando o celular mais seguro?

De toda forma, é preciso considerar que a Samsung atualizou quase cinquenta celulares e tablets entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023. Enquanto isso, existem outras marcas que não liberaram o Android 13 para nenhum celular.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados