Windows 11 pega recurso do Android para copiar códigos de login

Notificações do Windows 11 terão botão para copiar códigos de autenticação em duas etapas (2FA); Microsoft leva as abas do Bloco de Notas a mais usuários

Bruno Gall De Blasi
Por
Notebook Positivo com Windows 11 (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Notebook com Windows 11 (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Windows 11 vai facilitar o acesso às chaves de autenticação em duas etapas (2FA). Assim como em celulares Android, o sistema operacional vai incluir um botão nas notificações para copiar apenas a numeração aleatória que libera o acesso à contas de e-mail, redes sociais e afins. A Microsoft também está expandindo as abas do Blocos de Notas para mais participantes do Windows Insider.

A mudança revelada nesta quinta-feira (9) tende a reduzir a fricção ao receber tokens de autenticação. Em um exemplo oferecido pela Microsoft, o software exibe a opção “Copiar 123456 para a área de transferência” em uma notificação de e-mail com a chave de verificação da Disney.

Este botão é exibido dentro do alerta, logo abaixo dos botões convencionais do app Mail. Após o clique, basta você ir diretamente ao site da Disney e colar a sequência numérica, sem nem ter que minimizar o navegador ou abrir outro app para resgatar o código de login.

A atualização, cabe ressaltar, é similar aos alertas de SMS do Android, que exibem um botão para realizar a mesma função.

Notificação do Windows 11 vai receber botão para copiar código de login (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Notificação do Windows 11 vai receber botão para copiar código de login (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A desenvolvedora do Windows 11 ainda ressaltou que este recurso será acionado em notificações do celular espelhadas pelo Seu Telefone. Ou seja, os usuários também poderão copiar tokens recebidos por SMS quando o sistema emitir o aviso no computador.

Todavia, esta novidade está disponível apenas na compilação 25295, que ainda está limitada aos participantes do Windows Insider no canal Dev. Portanto, se você utiliza a versão estável do sistema, será preciso aguardar até a liberação geral do recurso para utilizá-lo.

Bloco de Notas com Abas é levado a mais usuários (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Bloco de Notas com Abas é levado a mais usuários (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Abas do Bloco de Notas chegam ao Windows 11 Beta

No ano passado, a Microsoft demonstrou sem querer uma nova versão do Bloco de Notas com abas. Depois, em janeiro, a companhia liberou a versão experimental do software, mas limitando a distribuição somente aos participantes do canal Dev.

No mesmo dia, os participantes do canal Beta, que recebe novidades em um ritmo mais lento, tornaram-se elegíveis à atualização do Bloco de Notas.

“Estamos começando a distribuir guias no Bloco de Notas para Windows Insiders no canal Beta (versão 11.2301.17.0)”, anunciaram.

Claro, isto não significa que todos os usuários terão acesso à novidade. Mas não deve demorar muito para a Microsoft, enfim, disponibilizar o update ao público.

Com informações: Microsoft (1 e 2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados