One UI 5.1 causa bugs e consome muita bateria em alguns Galaxy S21 e S22

One UI 5.1 começou a ser liberada pela Samsung para aparelhos Galaxy S21 e S22, mas há usuários relatando alto consumo de energia após atualização

Emerson Alecrim
Por
Samsung Galaxy S22 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S22 (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

A One UI 5.1 foi introduzida na família Galaxy S23. Felizmente, não demorou para a Samsung liberar a nova versão da interface para outras linhas. Mas nem tudo é só alegria. Há usuários de aparelhos Galaxy S21 e S22 relatando alto consumo de bateria e outros bugs após a atualização.

Não é incomum que falhas surjam após updates de grande porte, como é o caso da One UI. Mas, quando a falha envolve aumento de consumo de energia, a experiência do usuário é fortemente prejudicada. É por isso que o assunto não demorou a chegar a plataformas como Reddit e Samsung Community.

Em boa parte dos casos, o problema parece estar no Samsung Keyboard. Por ser simples, é estranho que o aplicativo de teclado da One UI consiga “drenar” a bateria. É provável que a ferramenta esteja ativando algum recurso em segundo plano por mais tempo do que o necessário.

Mas há usuários que relatam não ter encontrado indícios de que o Samsung Keyboard esteja causando o problema. Isso leva à possibilidade de o tal recurso em segundo plano estar em execução pela própria One UI.

Há relatos de outros problemas, embora de impacto menor. Alguns usuários afirmam que as configurações da Bixby Routines, que automatiza tarefas, foram corrompidas. Outros estão tendo problemas na interface em si, com quebra no padrão de cores da linguagem de design da Samsung.

Além das séries Galaxy S21 e S22, há relatos de problemas pós-atualização envolvendo unidades do Galaxy Z Fold 4.

O que fazer?

Um usuário do Reddit recebeu da Samsung a orientação de “zerar” o aplicativo de teclado. Para isso, basta ir em Configurações / Samsung Keyboard / Armazenamento / Limpar dados e Limpar cache.

Se o problema tiver mesmo relação com o Samsung Keyboard, esse procedimento pode resolvê-lo ou amenizá-lo. No entanto, será necessário refazer todas as configurações de teclado.

Por isso, se você tem um aparelho que foi liberado para receber a One UI 5.1, aguardar alguns dias para fazer a atualização pode ser uma boa ideia. A Samsung deve corrigir os eventuais bugs, mas isso requer tempo.

Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S21 Ultra (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O que a One UI 5.1 traz de novo?

Baseada no Android 13, a One UI 5.1 traz mais opções de personalização, melhorias no modo DeX, novos recursos de multitarefa, entre outras novidades. Em termos funcionais, o maior atrativo fica para o Expert RAW, ferramenta que, como o nome diz, facilita o registro de fotos em formato RAW.

A One UI 5.1 começou a ser liberada para as linhas Galaxy S20, S21 e S22 neste mês de fevereiro. A interface deve ser disponibilizada para linhas como Galaxy Z Fold 3 e 4 em breve.

Com informações: 9to5Google, XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados