Sem câmera, Nokia 105 4G é um “anti-smartphone” aprovado para venda no Brasil

Modelo básico não tem recursos como Wi-Fi ou Bluetooth, mas é uma opção interessante para quem só quer fazer ligações e jogar o game da cobrinha

Ricardo Syozi Everton Favretto
Por e
Nokia 105 4G
Nokia 105 4G (Imagem: Divulgação / Nokia)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou a homologação do celular Nokia 105 4G no Brasil. Dessa forma, o aparelho já pode ser comercializado no país como uma opção interessante para quem não quer ter um smartphone nas mãos. O gadget não tem câmera e não oferece a opção de dual-SIM, sendo direcionado para quem quer uma experiência móvel simples.

No documento de número 03167-23-13411, divulgado pela entidade, o celular vem com o código de produto TA-1393 e teve sua homologação solicitada pela Multilaser Industrial. O gadget tem como fabricante a HMD Mobile, empresa finlandesa que produz os aparelhos sob o nome da Nokia.

Ele foi lançado no exterior em 2021, trazendo um marketing focado em se distanciar das inúmeras opções de um smartphone. No Brasil, tudo indica que apenas a cor preta será comercializada.

Algumas das características principais do modelo é o armazenamento de 128 MB, 48 MB de RAM e single SIM. Ou seja, nada de pensar em colocar dois chips de operadoras diferentes neste telefone. Seguindo a intenção de entregar uma experiência simples, o objeto não traz nenhum tipo de câmera, mas tem uma pequena lanterna na parte superior.

Nokia 105 4G
Modelo preto do Nokia 105 4G (Imagem: Divulgação / Anatel)

Entrada Micro USB e rádio FM traz uma vibe de anos 2000

A marca preferiu manter até mesmo a construção com cara de anos atrás no telefone. Isto é, sua entrada de energia é através de um Micro USB e sua bateria de 1020 mAh promete uma autonomia de até 36 horas.

Diferente da maioria dos smartphones modernos, o Nokia 105 4G tem entrada para fones de ouvido, mas não tem Bluetooth e nem Wi-Fi como opção de conexão. É possível escutar rádio FM a partir do alto-falante 3 em 1, enquanto mantém o aparelho nas mãos, já que ele pesa apenas 80.1 gramas.

Esse modelo traz algumas diferenças em comparação ao Nokia 105, homologado no Brasil no fim de 2022. Primeiramente, a adição do 4G pode parecer interessante, mas ela é essencialmente usada para chamadas VoLTE. Já o estilo de botões, pequenos e simples, são bastante similares entre as versões.

O design do 105 4G é mais compacto, mesmo tendo uma bateria removível mais potente. É possível dar zoom em partes da tela para uma melhor visão.

Por fim, vale destacar que ambos celulares trazem o famoso Snake, aquele jogo da cobrinha indispensável para passar o tempo com estilo.

Se o telefone chamou a sua atenção, você já pode conferi-lo no site oficial da Nokia. No entanto, ele ainda não está à venda. Nos Estados Unidos, seu valor em média é de US$ 54,99, algo como R$ 284,24 em uma conversão direta.

Com informações: Nokia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Everton Favretto

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.

Relacionados