YouTube testa “Full HD premium” exclusivo para quem é assinante

Opção ofereceria uma qualidade melhorada de bitrate para os assinantes, mas a resolução da imagem ainda seria mantida a 1080p

Ricardo Syozi
Por
YouTube
App do YouTube (Imagem: Photo by Hello I'm Nik on Unsplash)

Novas informações indicam que o YouTube pode estar preparando terreno para ofertar uma qualidade de imagem denominada “1080p Premium”. Ela só estaria disponível para assinantes do YouTube Premium, o que serviria para promover as vantagens de pagar a mensalidade do serviço. Além de oferecer a resolução de 1920 x 1080 pixels, a novidade entregaria uma melhor taxa de dados durante as transmissões.

Isso não quer dizer que a plataforma pretende remover a opção Full HD dos vídeos para quem usa a versão gratuita do aplicativo. Ou seja, para quem não quer desembolsar nada, ainda seria possível assistir o conteúdo em até 1080p.

Porém, na descoberta feita por um usuário do Reddit, parece que o YouTube está testando a possibilidade de oferecer uma experiência mais completa de resolução de imagem. Mas é aí que entra a pegadinha: ao que tudo indica, ela estaria disponível apenas para os assinantes da versão Premium do app.

youtube 1080p premium
Opções de resoluções no YouTube (Imagem: Reprodução / Internet)

Na imagem acima, é possível notar a nomenclatura “1080p Premium” com uma pequena descrição logo abaixo, que diz: “taxa de bits melhorada”. Também chamada de bitrate, essa taxa determina a quantidade de dados transferidos durante o streaming. Quanto maior seu número, melhor é a qualidade do arquivo.

Devido à expressão usada para descrever a opção, não é difícil deduzir que ela ficaria presa à assinatura do YouTube Premium.

Vale lembrar que em outubro de 2022, a plataforma já havia testado entregar vídeos em 4K para assinantes do YouTube Premium. No entanto, os testes duraram poucos dias e logo a resolução voltou a estar disponível para qualquer usuário.

Qualidade do 1080p não é mais a mesma no YouTube

Na mesma postagem do Reddit, diversos usuários relataram que o nível de resolução na plataforma de streaming está muito abaixo do que foi outrora.

Os comentários ressaltam que o Full HD está com uma “cara horrível” recentemente, dando a sensação de que isso pode ser proposital. Algumas pessoas acreditam que a empresa está diminuindo as taxas de dados para gastar menos e ainda forçar a assinatura do Premium, por exemplo.

Outros relatos apontam que mesmo pagando pelo serviço, é comum se deparar com quedas constantes na resolução dos vídeos. Mesmo querendo assistir aos conteúdos em 1440p, quase sempre as transmissões começam a 480p.

YouTube Premium
YouTube Premium (Imagem: Reprodução / Internet)

YouTube Premium remove anúncios e permite download

Custando R$ 20,90 por mês, o serviço de assinatura tem como principal característica a remoção das propagandas durante os vídeos. Contudo, ele também disponibiliza a opção de baixar o conteúdo para assistir de forma offline, além de garantir a reprodução em segundo plano.

Ademais, para quem usa a plataforma para ouvir música, o Premium entrega os mesmos recursos no YouTube Music.

Parece que a marca quer oferecer mais motivos para convencer o usuário padrão a abrir a carteira. Assim, travar uma qualidade melhor de transmissão em um paywall pode ser um caminho interessante para a companhia, mas não para quem assiste às produções.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados