Colar texto sem formatação vai se tornar mais simples no Windows

Além de customizar boa parte do sistema operacional, o PowerToys permitirá copiar textos externos e colá-los sem se deparar com suas características originais

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 5 meses
Microsoft PowerToys no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Microsoft PowerToys no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A Microsoft está trabalhando em um novo módulo para o seu programa de código-fonte aberto PowerToys. Dessa forma, a empresa pretende introduzir a função de colar textos sem formatação nativamente, daquele bom e velho jeito do Ctrl + Shift + V. A novidade chama a atenção, pois não é todo aplicativo que permite o uso desse recurso no Windows, muitas vezes obrigando o usuário a instalar apps de terceiros para isso.

Com a adição, será possível copiar textos de qualquer fonte e colá-los sem formatação em algum aplicativo suportado pelo PowerToys. Essa facilidade já é vista no Microsoft Teams e em navegadores como o Microsoft Edge e o Google Chrome, por exemplo.

Assim que a companhia de Redmond liberar a opção, algo que já estamos acostumados a fazer em diversos apps ficará finalmente disponível no “canivete suíço” da empresa. Como resultado, o PowerToys se mostrará ainda mais forte no que se refere a ser uma caixa de utilitários variados.

Um dos desenvolvedores do projeto ressaltou o trabalho para adicionar o recurso:

Isso é fortemente baseado no trabalho feito para o módulo ‘Extrator de Texto’ e, em seguida, remover qualquer coisa que possa ser desnecessária. O mesmo KeyboardMonitor é implementado e usado. A lógica interessante realmente cai dentro do KeyboardMonitor, pois é onde a área de transferência é aberta / lida / modificada, então uma sequência de entrada ctrl + v é injetada.

PowerToys Run (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
PowerToys Run (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O que é o Microsoft PowerToys?

O PowerToys é um aplicativo que oferece uma grande quantidade de funcionalidades diferentes para diversos propósitos. Ele permite um alto nível de personalização, desde as cores até o tamanho das janelas. Contudo, ele foi projetado para o público mais avançado, que manja das características do computador.

Por ser gratuito e de código-fonte aberto, o software está sempre recebendo atualizações e recursos interessantes.

A caixa de ferramentas para usuários do sistema operacional da Microsoft não é novidade, mas é algo que merece a atenção dos usuários mais curiosos. Ainda mais desde que o PowerToys chegou para o Windows 11 em 2021.

Se você quer se aprofundar um pouco mais no SO da marca, então vale experimentar o que o programa tem a oferecer. Você pode fazer o download direto da loja da Microsoft.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais sobre Microsoft PowerToys na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados