Atualização do Windows 11 pode trazer falha na inicialização dos PCs

Problema de boot ocorre devido à aplicativos de terceiros que personalizam a interface de usuário; empresa sugere a desinstalação desses programas

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 5 meses
Windows 11 no notebook (Imagem: Pixabay / HolgersFotografie)

A Microsoft comunicou que o preview da atualização KB5022913 do Windows 11 está causando falhas de boot em computadores que têm a versão 22H2 do sistema operacional. O problema surge em máquinas que utilizam aplicativos de terceiros para customizar a interface de usuário. Como resultado, essa incompatibilidade estaria impedindo o SO de iniciar de maneira adequada.

A informação veio diretamente do Windows Health Dashboard, no qual a empresa ressaltou que as falhas na inicialização do Windows 11 ocorrem devido aos apps de companhias fora da Microsoft. Um exemplo de programa de personalização é o WindowBlinds 11. Nas palavras do anúncio:

Depois de instalar o KB5022913 ou atualizações posteriores, os dispositivos Windows com alguns aplicativos de personalização de interface do usuário de terceiros podem não ser iniciados. Esses softwares podem causar erros com o Explorer.exe que podem se repetir várias vezes em um loop.

Ainda segundo o comunicado, as aplicações confirmados com a incompatibilidade, até o momento, são o ExplorerPatcher e o StartAllBack. O primeiro é altamente usado por quem quer manter a cara do Windows 10 na versão mais recente do sistema operacional. Já o segundo oferece diversas opções de personalização, como melhorias no menu e nos ícones.

É importante apontar que apenas pessoas que utilizam esses tipos de apps podem ser afetadas pela falha no boot do Windows 11 22H2. Se você não usa nada que afeta a interface do SO, então não há nada para se preocupar.

computador com problema
Você não quer fazer essa cara ao tentar usar o seu PC (Imagem: Unsplash / Tim Gouw)

Microsoft recomenda a desinstalação

A companhia destacou que o problema ocorre porque softwares que alteram a interface de usuário normalmente o fazem por “métodos sem suporte para obter sua personalização e, como resultado, podem ter consequências não intencionais no dispositivo do indivíduo”.

Para garantir que essa dor de cabeça não dará as caras, a empresa de Redmond sugere que o dono do PC desinstale os programas de terceiros antes de instalar a prévia da atualização KB5022913. Entretanto, se o defeito já apareceu, então pode ser necessário contatar o suporte técnico para encontrar uma solução.

Especificamente no caso do StartAllBack, é possível prevenir essa imperfeição se atualizar o software para uma versão mais recente como a v3.5.6.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados