Você já pode comprar passagens de metrô em São Paulo pela Carteira do Google

Novidade oferece uma alternativa para o dinheiro e o bilhete único; é possível realizar os pagamentos por cartão de crédito e débito dentro da plataforma

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 5 meses
Já é possível largar o bilhete único (Imagem: Divulgação / Autopass)

Uma nova opção para quem quer adquirir passagens do Metrô ou CPTM em São Paulo acaba de ser lançada. A partir da quarta-feira (1) já é possível comprar e armazenar os bilhetes de viagem através da carteira Google, abrindo o leque de opções no formato QR Code. Essa novidade é fruto da parceria entre a gigante de buscas e a empresa Autopass.

A iniciativa foca na conveniência de não precisar pegar filas para comprar as passagens para acessar os trens dentro das estações. Contudo, como estamos falando de São Paulo, não há realmente como escapar das fileiras de pessoas.

Seja como for, o recurso oferece um novo canal para que os usuários desse tipo de transporte coletivo consigam obter seus bilhetes em formato QR Code, emitidos pela plataforma Top.

Vale destacar que cada passageiro poderá adquirir até 10 passagens por meio do aplicativo de uma só vez. Além disso, a forma de pagamento será o cartão de crédito ou débito por Google Pay. Não haverá custo adicional ou taxas extras. Ou seja, apenas o valor total da aquisição será cobrado.

É importante lembrar que previamente só era possível comprar esses QR Codes através do aplicativo da Top e por WhatsApp. Agora, com a novidade, os passageiros terão outra alternativa. Rodney Freitas, CEO da Autopass, comemorou a chegada da opção:

A Autopass será a primeira empresa brasileira a utilizar a Carteira do Google para disponibilizar uma solução prática e intuitiva, de uso rotineiro na mobilidade urbana. Desta forma, unimos o pioneirismo das duas empresas para maior comodidade dos passageiros do transporte coletivo, simplificando jornadas e inovando em prol da cidade.

carteira do google qr code
Exemplo de QR Code na Carteira do Google (Imagem: Divulgação / Autopass)

Como comprar bilhetes de metrô e CPTM pela Carteira do Google

  1. Acesse o app;
  2. Toque na opção “Adicionar à Carteira”, que está no canto inferior direito da tela inicial;
  3. Em seguida, selecione a opção de “Cartão de transporte público”;
  4. Na tela seguinte, escolha a cidade de São Paulo;
  5. Defina a quantidade e o tipo de bilhete;
  6. Adicione seu número de telefone e CPF;
  7. Por fim, realize o pagamento da forma que preferir.

Assim que a compra for confirmada, o QR Code estará disponível na tela inicial do app da Carteira do Google. Na hora de embarcar, basta aproximar a tela do celular no visor da catraca com o código visível. Aí, é só esperar a aprovação e seguir sua viagem.

A Autopass afirmou que essa é a primeira vez que o app da gigante de buscas recebe uma integração com uma plataforma para que a compra e o armazenamento do bilhete sejam feitos a partir da Carteira do Google no Brasil.

O que você acha desse tipo de conveniência? Você utiliza essa tecnologia ou prefere manter o bilhete único em mãos?

Receba mais sobre Google Wallet na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados