Word finalmente ganha atalho para colar texto sem formatação

Ctrl+Shift+V (ou Cmd+Shift+V, no Mac) vai trazer somente os caracteres copiados, como já acontece há muito tempo em outros programas

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 4 meses
Word
Word (Imagem: Sara Tordo/Pixabay)

Depois de muito tempo, a Microsoft finalmente vai adotar no Word um atalho muito comum, que facilita a vida de quem precisa pesquisar na internet ou trabalha com muitos documentos. Agora, a combinação de teclas Ctrl+Shift+V (ou Cmd+Shift+V, no Mac) cola apenas texto, sem a formatação.

Por mais estranho que pareça, o Word não tinha um atalho para isso. A solução era colar com formatação (Ctrl+V); um menu suspenso aparece e dá a opção de remover a formatação, mantendo só o texto.

Uma alternativa era o Ctrl+Alt+V, atalho do recurso chamado “Colar especial”. Ele mostra um menu pop-up com mais opções e a explicação de cada uma delas.

Também dava para fazer uma gambiarra: colar o texto em um programa como o Bloco de Notas, copiá-lo novamente, e então colar no Word.

Agora, a Microsoft acrescentou um atalho para colar texto sem formatação, o Ctrl+Shift+V. Isso já é padrão em outros apps há muito tempo — incluindo alguns da própria empresa, como o Teams e o Word na versão web.

Outros atalhos do Word mudaram

A empresa anunciou a novidade no Microsoft 365 Insider Blog. Por enquanto, ela está disponível somente na versão beta dos aplicativos para Windows e Mac.

  • Windows: versão 16.0.15831.20174 ou mais recente
  • Mac: versão 16.67.1113.0 ou mais recente

Para acomodar o novo atalho, alguns outros precisaram mudar.

  • Colar somente texto: Ctrl+Shift+V ou Cmd+Shift+V
  • Copiar formatação: Ctrl+Alt+C ou Cmd+Option+C
  • Colar formatação: Ctrl+Alt+V ou Cmd+Option+V
  • Colar especial: Alt+H+V+S (não disponível no Mac)
  • Símbolo de Copyright: digitar “(C)” ou Inserir > Símbolo

PowerToys também cola texto sem formatação

Esta notícia pode parecer repetida, e existe um motivo para isso. No último dia 1º, a Microsoft adicionou o atalho para colar sem formatação ao PowerToys, seu app para Windows que traz vários recursos extras.

Quem tem essa opção ativada no programa consegue usar a combinação de teclas no Word, mesmo sem estar na versão beta do processador de texto.

Com informações: Neowin, MSPowerUser.

Receba mais sobre Word na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados