Baidu apresenta Ernie, seu concorrente do ChatGPT, e desaponta investidores

Empresa realiza evento de uma hora de duração, mas não faz demonstrações ao vivo de sua inteligência artificial; robô não será liberado ao público por enquanto

Giovanni Santa Rosa
Por
Conferência de apresentação do Ernie
Conferência de apresentação do Ernie (Imagem: Reprodução/Baidu)

Desde que a OpenAI liberou seu ChatGPT, várias empresas correram para mostrar que também tinham produtos desse tipo. O Baidu é o mais novo a entrar nessa lista. A gigante chinesa das buscas fez uma demonstração pública (e pré-gravada) do Ernie, seu robô que pode escrever, resumir, buscar informações, criar imagens e muito mais.

A apresentação foi feita nesta quinta-feira (16), teve uma hora de duração e contou como Robin Li, CEO da companhia, como mestre de cerimônias.

Como dissemos, o Ernie só apareceu em vídeos pré-gravados — nada de demonstrações ao vivo. Por enquanto, ele não será liberado para o público.

O Ernie não está sozinho: quando o Google anunciou o Bard, ele só apareceu em pequenos GIFs e vídeose mesmo assim conseguiu errar.

Deixando isso de lado, os vídeos mostraram o Ernie resumindo o livro de ficção científica O Problema de Três Corpos e, depois, sugerindo uma continuação para a história.

O robô soube responder quem eram os atores da adaptação da obra para o cinema, comparar as alturas e dizer quem era o maior entre dois deles.

Além disso, ele criou uma imagem baseada em pedidos, assim como Dall-E e Midjourney fazem. A inteligência artificial também pode dar respostas em áudio, usando diferentes dialetos chineses.

Baidu diz que empresas estão interessadas

Segundo o Baidu, o Ernie tem 550 bilhões de informações em seu grafo de conhecimento, com foco no mercado chinês.

O Engadget comenta que, justamente por esse foco, ele não responde a certas questões sobre assuntos estrangeiros. Vale lembrar que o Google é proibido no país.

Robin Li afirma que o robô tem capacidades comparáveis ao GPT-4, da OpenAI, anunciado na última terça-feira (14) e que já equipa o Bing Chat, da Microsoft.

A empresa chinesa, no entanto, admite que seu robô não está pronto. Segundo Robin Li, a demonstração só foi feita devido à alta demanda.

Mesmo assim, ele garante que 650 companhias estão interessadas em usar o Ernie, que poderia ser empregado em setores como direção autônoma, buscas e dispositivos inteligentes.

Assim como aconteceu com o Google, os investidores não se animaram muito com a demonstração feita pelo Baidu. De acordo com a AP, as ações da companhia chegaram a cair 10% logo após o evento, fechando o dia com queda de 6,4%.

Com informações: Engadget, AP News, Forbes.

Receba mais sobre Baidu na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados