ChatGPT fica fora do ar nesta segunda-feira (20)

Serviço de inteligência artificial cai até para assinantes que pagam o pacote Plus; API e Labs também enfrentam problemas

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 6 meses
Aviso de que o ChatGPT está indisponível por alta procura (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Aviso de que o ChatGPT está indisponível por alta procura (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O ChatGPT pode ser revolucionário de várias formas, mas ele tem uma coisa que é igual a todos os outros serviços: também fica fora do ar. O chatbot teve problemas na tarde desta segunda-feira (20), até mesmo para os assinantes do Plus, que pagam pelo serviço. A API, usada por outros apps, ficou indisponível por um breve período.

Os problemas começaram na madrugada desta segunda-feira (20). O serviço voltou a funcionar pela manhã, mas caiu novamente por volta das 14h (horário de Brasília). Desde então, não voltou totalmente.

Na página de status da OpenAI, às 17h27, as informações eram que o ChatGPT estava ainda com problemas de desempenho.

“Estamos gradualmente distribuindo uma correção. Os usuários a receberão conforme a capacidade permitir”, diz o site.

Ao tentar entrar no serviço, fui recebido com a mensagem de que o serviço estava lotado.

Assinantes, API e Labs também sofrem

A falha afetou também os usuários do ChatGPT Plus, que pagam US$ 20 por mês. Uma das vantagens da assinatura é justamente ter o site disponível a todo o tempo — clientes do plano gratuito não conseguem acessar o site quando toda sua capacidade está ocupada.

A queda da API foi mais breve, durando apenas 30 minutos. Já a plataforma Labs, voltada para desenvolvedores, está parcialmente fora do ar.

Razão dos problemas foi identificada, mas não divulgada

Até o momento, a OpenAI, empresa desenvolvedora do ChatGPT, não revelou o motivo da queda.

Tudo que a página de status diz é que a investigação começou às 13h (horário de Brasília). Pouco antes das 16h, a causa foi identificada, e os trabalhos de correção se iniciaram.

Esta não é a primeira vez que o ChatGPT cai. Em 20 de fevereiro, ele ficou indisponível por mais de quatro horas, após um problema nos bancos de dados após uma manutenção programada. Já em 27 de fevereiro, o problema foi mais curto, durando menos de uma hora.

Com informações: Mashable.

Receba mais sobre API na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados